Há três anos, eu e o Marcelo Bueno estávamos sentados em um banco da faculdade que estudávamos e ele virou para mim e disse: “Tive uma ideia. Acho que vou fazer um evento sobre blogs”. E eu respondi: “Acho que vai dar certo”.

E eu acertei. Esse ano, o Blogando entra na sua terceira edição, muito maior do que nos anos anteriores: serão dois dias de programação com workshops variados sobre tecnologia e os novos caminhos da Internet. Se a intenção era somente falar sobre ‘blogs’, hoje Marcelo consegue trazer convidados que falam sobre diversos assuntos relacionados à comunicação digital e dá a oportunidade ao público do interior de poder aprender mais sobre o assunto.

“No começo, a gente faz os planos da organização para depois executar. A primeira fase é muito gostosa, porque é quando a gente começa a procurar os temas, os convidados e começa a ter expectativa. Aí quando a gente abre isso para avaliação, a gente já sente o peso da responsabilidade. ‘Será que está legal? Será que vão gostar?’ Por isso que, para diminuir esse peso, nós contamos com muitas pessoas para ajudar. Quanto mais gente eu tenho envolvido no evento, melhor para mim e para a Simone (Bazotti, jornalista e também organizadora do Blogando)”, diz.

No primeiro ano do evento, em 2012, Marcelo e Simone contaram com quatro pessoas na organização. Já no ano passado, a equipe era formada por 14 pessoas. Dessa vez, a equipe ainda está sendo formada, mas já conta com a participação e colaboração da agência Vnew, de Bauru.

A ideia inicial, contada naquele banco da faculdade, era transformar o Blogando em um evento de blogueiros, uma reunião com os profissionais que atuam nesse ramo e com os estudantes de comunicação.

“Em 2012 a gente trabalhou com esse tema, mas depois expandimos. O ano passado a gente abrangiu outras áreas como as redes sociais e a produção de vídeos para Internet. Agora esse ano, já trazemos uma outra novidade que é o empreendedorismo. Temos palestras com jovens empreendedores na rede. E essa mudança aconteceu porque sentimos que o público precisava dessas novidades. No primeiro evento, nós pensamos: ‘vamos conversar sobre o básico’. Mas no segundo já tentamos ampliar isso, já que sentimos que o público estava preparado para isso. E esse terceiro ano é mais um passo de amadurecimento do Blogando”, afirma o jornalista.

Apaixonado por Internet, Marcelo Bueno ‘respira’ produção de conteúdo para a rede. Fica o dia inteiro procurando por novidades no assunto, lendo e conversando sobre esse novo caminho do jornalismo. Apesar de apostar nesse futuro da profissão, o comunicador não defende a ideia de que a profissão está falida, como muitos acreditam. Para ele, os profissionais precisam estar preparados para a transformação que já está começando.

“Eu não acho que algumas publicações vão acabar. Eu só acho que vão surgir novas áreas. O impresso, por exemplo, está ganhando espaço no digital também. Então, o que vai acontecer é a modernização de alguns meios e o profissional vai ter que passar por essa reciclagem. O antigo jornalista tem que se atualizar e virar um profissional de comunicação. Ele também precisa conhecer mais sobre o digital. Claro que, talvez, uma coisa ou outra acabe, mas acho que a maioria vai se modernizar. Também acho que esses profissionais não podem ter preconceito com o digital, pensando que isso é coisa de alguns. Não, isso é coisa de todos”, diz.

Blogando 2014

A terceira edição do Blogando, será realizada nos dias 29 e 30 de agosto, na unidade do Sesi, ao lado do Horto Florestal em Bauru. No dia 29, quem comanda o evento é André Fran, do programa Não Conta Lá em Casa, do canal Multishow. André irá debater sobre como as redes sociais mudaram o mundo e a forma de comunicação entre as pessoas.

Já no segundo dia do evento, o público irá conferir palestras e workshops com Diogo Iraheta (Brasil Post), Wagner Fontoura (Coworkers), Jéssica Fleckner (PPT Slides) Tamirys Seno (Garotas Geeks), Tulio Soria (Appies e Mother Gaia) e Liliane Ferrari, entre outros convidados que irão falar sobre as novas leis da web, como as grandes marcas procuram o humor para se destacar, além de dicas sobre a produção de vídeos para web.

Os interessados poderão fazer a inscrição e saber mais informações através do site oficial do www.blogando.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…