jardim-secreto
A bauruense Raisa Pires também é fã do livro de colorir

Durante a infância, com certeza você pintava livros de colorir ou conhecia alguém que era fã dessa prática. Mas você sabia que agora existem livros especialmente para os adultos? Jardim Secreto, Floresta Encantada, Arte Como Terapia e Fantasia Celta são alguns, dos vários títulos que podem ser encontrados nas livrarias.

E, além de divertir, eles são ótimos aliados contra o estresse do dia a dia. “A vida adulta atual nos impõe um excesso de tarefas e uma adaptação constante a situações novas que costumamos chamar de estresse. E como ‘bons’ estressados, temos que estar alertas o tempo todo. Porém (e ainda bem!), cada vez mais pessoas vêm percebendo os limites de seu corpo, sua exaustão intelectual, e investido em estratégias, como os livros para colorir, para buscar uma nova forma de estimular o cérebro, dessa vez do ponto de vista do relaxamento e do alívio do estresse”, afirma a psicoterapeuta comportamental, Adriana Serrano.

A profissional explica que, quando estamos intelectualmente cansados, precisamos investir em atividades de relaxamento e que nos tirem da rotina e do pensar. “Na verdade, esse não é um conhecimento novo: os livros para colorir nada mais são do que um trabalho manual e artístico, como um artesanato ou o velho e bom crochê da época da vovó! (risos). Pode, portanto, e deve, ser usado para relaxar o cérebro, mas com uma ressalva: a proposta deve ser a de estimular a arte, o lazer e o relaxamento, nunca a perfeição estética ou a competição. Colorir é uma atividade lúdica, sem valores como certo e errado ou bonito e feio. Senão vira trabalho e estresse!” , orienta.

jardim secreto bauru
Foto: Reprodução/ Facebook Joyce Lima

Em Bauru, várias pessoas já aderiram à pratica e recomendam. Confiram alguns depoimentos:

Aline Ferraz
“Estou pintando o Jardim Secreto, que descobri quando eu estava procurando  um livro em uma  livraria. Quando vi essa capa e os desenhos… acabei comprando. Geralmente, eu pinto à noite, antes de dormir  e principal  sentimento é o de tranquilidade, de desligar um pouco. Com a vida corrida que levamos, poder parar, fazer algo que lembra infância, é uma delícia. Esqueço da Internet, esqueço do celular e só fico pensando nas próximas cores e combinações que vou utilizar. Por isso, eu recomendo que as pessoas possam ter este tempo só delas, seja praticando algum esporte, tocando algum instrumento, bordando, dançando….Ou pintando! Para mim, funcionou!”

Viviane Fernandes
“O livro que estou pintando é o Jardim Secreto! Fiquei sabendo do livro por meio de um post de uma amiga no face – ela estava pedindo o livro ao marido, de presente! (risos). A ideia do livro, desenhos para colorir para adultos, é realmente magnífica. Além de compor desenhos com mínimos detalhes, que ficam lindos de qualquer forma, sem precisar pensar muito na escolha das cores, o ato de colorir traz um ‘tiquinho’ de nostalgia e uma volta ao tempo. Acho que esse é o segredo de tanto sucesso: uma rápida volta à divertida infância. Acho, inclusive, que serve como um ótimo presente pra qualquer crescidinho! Aliás, dei um de presente até para o meu avô!”

jardim secreto bauru
Foto: Reprodução/ Facebook Joyce Lima

Raisa Pires
“Eu estou pintando o Jardim Secreto e descobri por acaso, quando fui dar uma volta na livraria. Eu costumo pintar à noite ou sempre que sobra um tempinho. Virou um passatempo aqui em casa. Eu pinto sozinha ou com o Luis Paulo, meu namorado, e até o meu cunhado, que veio me visitar aqui em São Paulo (Raisa é bauruense e vive, atualmente, em São Paulo) acabou pintando! (risos). Tenho vontade de comprar outros livros e mais lápis, estou curtindo muito a ideia porque me deixa focada ali na pintura e isso tem sido importante para tirar a cabeça da correria que é morar em São Paulo!”

Joyce Lima
“Só comprei o Jardim Secreto, mas pretendo adquirir outros. Quando criança, gostava de colorir e estou redescobrindo este prazer. Vi algumas pessoas publicando desenhos no Facebook, achei bonito e fui pesquisar para entender o que era. Gostei da proposta do livro, achei muito interessante a abordagem e o método utilizado. Vi também que o mercado de produtos deste tipo tem uma variedade que eu desconhecia até então. Geralmente pinto à noite, um pouco antes de dormir e também nos finais de semana. Mas não tenho horários fixos, prefiro assim… Pinto quando sinto vontade, quando quero relaxar, descansar a mente. O legal é não ter regras. Quando estou pintando me sinto bem, aos poucos você vai se desligando de outros pensamentos e focando no desenho, nos detalhes e nas cores. Algumas pessoas até falam que não têm tempo, mas tempo a gente arruma. A ideia é descontrair e relaxar! E outra coisa importante: tenho participado de alguns grupos em redes sociais, onde as pessoas trocam ideias, experiências, dicas de material e expõe seus trabalhos. Eu acho isso legal, mas cada um tem seu estilo e seu tempo, não dá para ficar comparando. O que realmente importa é a sua relação com o seu trabalho, o que ele pode te proporcionar e o bem que isso pode lhe trazer! Vale a pena, vamos colocar mais cor nos nossos dias!”

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Qual a expressão do seu filho ao aprender? Empresa de Bauru captura momentos na escola

Quando mudou de Arealva para Bauru em 2016, porque sentia que a filha de 3 anos precisava …