que-horas-ela-volta2

André Simonetti é bauruense, figurinista e um dos participantes do trabalho que poderá representar o Brasil no Oscar. É dele o figurino do longa Que horas ela Volta?, que estrou recentemente nas telonas e é sucesso de crítica e público.

Dirigido por Anna Muylaert, o filme mostra a relação de uma família de classe média alta com a doméstica interpretada por Regina Casé. Até agora, o filme já venceu o principal prêmio na mostra Panorama, realizada em Berlim, e o prêmio Sundance, nos Estados Unidos, pelas atuações de Regina Casé e Camila Márdila, que faz sua filha no longa.

Nós conversamos com André para saber mais sobre este trabalho, sua trajetória e a relação com a cidade de Bauru. Confira!

que-horas-ela-volta1

Você assina todo o figurino do filme ‘Que horas ela volta’?
André: Quando me convidaram para fazer o figurino do filme me disseram que a Regina Casé tinha sua personal stylist, mas tinham muitos outros personagens interessantes pra eu vestir. Os patrões (pai, mãe e filho), as amigas da ‘Val’ (Regina), sua filha (a maravilhosa Camila Mardila, que ganhou prêmio de melhor atriz em Sundance junto com a Regina) e muitos outros. Então, topei na hora!

Como surgiu essa oportunidade?
André: Já fiz muitos trabalhos com a produtora do filme, a Gullane, como a série para a HBO chamada ‘Alice’, além de filmes, como o ‘Chega de Saudades’ que ganhei o prêmio de melhor figurino pela Academia Brasileira de Cinema.

O que você levou em conta para compor os personagens?
André: Para o personagem que é o pai e um artista, fui pesquisar esse universo com os meus amigos artistas plásticos. Para a mãe, ligada em moda, o universo fashionista. As amigas da ‘Val’ (Regina Casé), todo universo das empregadas e a filha, fui investigar como poderia ser essa garota, pernambucana, que estuda, quer prestar vestibular em São Paulo e corre atrás dos seu sonhos. Busquei uma imagem simples, sem afetações, de uma garota forte e lutadora.

Foram quantos meses de trabalho (na produção e finalização)?
André: Foram mais ou menos dois meses de produção e dois meses de filmagem. Uma correria!

Qual o sentimento de ver o resultado nas telonas?
André: Nossa, é sempre uma alegria imensa!

E o que sentiu ao receber a notícia de que o filme irá representar o Brasil no Oscar?
André: Muito bom pra ajudar a divulgar o cinema brasileiro não só fora do Brasil, mas aqui dentro também. Acho que é um filme muito importante, que retrata um novo Brasil, de uma garota que não se acha nem melhor (como a patroa), nem pior (com a mãe empregada), só quer batalhar pelo seu espaço.

que-horas-ela-volta3

Como começou o seu trabalho como figurinista?
André: Comecei como assistente de figurino, e depois fui fazer meus próprios trabalhos com figurinista.

Quais os outros trabalhos que você pode destacar?
André: Estou nessa área desde 1994. Então, como assistente, participei de Carandiru, Domésticas e A dona da História, entre outros. Já como figurinista, eu fiz Cidade Baixa, A casa de Alice, Chega de Saudades, Super Nada, Reflexões de um Liquidificador, Meu país e Jogo das Decapitações, entre outros.

E você é de Bauru, certo? Qual a relação com a cidade?
André: Sim, sou de Bauru, e como minha família mora na cidade, estou sempre aí. Ainda mais agora que eu estou super envolvidos com o “Espaço Cultural Leonidas Simonetti” dentro da 94FM. Atualmente, o espaço está com um circuito lindo de exposições. Convido todos a irem visitar, é gratuito!

que-horas-ela-volta

Se pudéssemos na cidade como uma mulher, qual o melhor figurino para ela?
André: O melhor figurino para cidade seria, em primeiro lugar despir, tirar todos os letreiros e outdoors (como fez São Paulo) que enfeiam demais a cidade. Depois, vesti-la, plantando muitas árvores para a cidade ficar bonita e fresca! Não tem roupa ou jóia que seja mais bonito do que uma árvore imensa!

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…