Talita Pagani faz cosplay de Princesa Leia, em sua pose mais famosa
Talita Pagani fazendo cosplay de Princesa Leia, em sua pose mais famosa

Na madrugada desta quarta-feira (16), o novo filme da saga Star Wars chega aos cinemas depois de quase 30 anos da primeira produção que conquistou uma legião de fãs. O despertar da força marca o retorno do elenco principal que inclui Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill que dão vida aos eternos Han Solo, Princesa Leia e Luke Skywalker.

Como a ansiedade é grande entre os amantes da saga, o Social Bauru conversou com algumas pessoas para saber a expectativa do novo filme, como a paixão começou e por que, na opinião deles, Star Wars é tão apaixonante! Confira os depoimentos:

1star-talitaTalita Pagani
“Quando eu era adolescente, sempre ouvi falar de Star Wars, mas posso dizer que o meu ‘despertar da força’, com perdão do trocadilho, foi quando eu assisti o Episódio 3, em 2005 no cinema. Eu nunca tinha me aprofundado tanto na história e este foi o primeiro filme que eu vi, e aí resolvi assistir os outros. Fiquei fascinada! A partir disso, comecei a estudar o universo expandido de Star Wars – hoje ele está em quadrinhos e em outras mídias. E é impressionante como este universo é rico! E é por isso que envolve tanta gente; a história é muito boa com uma coletânea de gêneros. Um filme tem comédia, romance, aventura e é isso que cativa as pessoas. Star Wars já saiu do universo nerd e entrou para a cultura pop há muito tempo. Está marcando a terceira geração! Além disso, tem personagens carismáticos – até mesmo o vilão – com frases célebres, tornando um filme para toda a família. Eu nem acredito que já está chegando a data da estreia – comprei há dois meses! Foi uma verdadeira corrida do ouro! (risos). Não sei se será o ‘filme do ano’, mas é com a maior expectativa, com certeza. Sem contar que ele vai estrear com uma nova legião de fãs, que acompanham há pouco tempo. É como o subtítulo do filme: ‘o despertar da força’ em muitas pessoas” (risos).

 

1star-pedroPedro Alves Nunes
“Comecei a gostar dos filmes quando eu tinha nove anos. Eu tinha alguns amigos que levavam os sabres de luz na escola, e eu achava aquilo o máximo e resolvi assistir aos filmes, e não deu outra: me apaixonei pela história. Hoje, coleciono bastante objetos. Tenho três sabres de luz, capa de Jedi, todos os seis filmes em DVDs, chaveiros, camisetas, LEGO, pelúcia e jogos de computador, dentre outros… Sempre quando há a oportunidade, eu incremento minha coleção. Quando eu estava no colégio, eu fiz um amigo que, assim como eu, é muito fã da saga; coleciona objetos e sempre está antenado nas novidades envolvendo Star Wars. Lembro que todo trabalho escolar envolvendo criatividade, desde fazer uma matéria jornalística de mentirinha até um curta metragem, nós fazíamos juntos e sempre recebíamos notas boas. Até hoje somos amigos e sempre conversamos sobre a série. Por isso, as expectativas são as melhores possíveis para o novo filme! Já comprei meu ingresso para a pré-estreia e eu não durmo direito de ansiedade já faz uns dois dias. O que mais me deixa curioso é querer saber o futuro dos personagens, saber que caminho tomaram depois de derrubar o Império Galáctico. Com o George Lucas como produtor do filme tenho certeza que a trama será incrível, pois ele produziu o primeiro filme da série em 1977 que foi um sucesso – dessa vez não será diferente.”

 

1star-isadoraIsadora Venturini
“Eu já vi todos os filmes e,sempre que passa na TV, eu assisto de novo. Nesta semana, por exemplo, os filmes estão passando bastante na TV, então, quem tiver a oportunidade de assistir, assista, eu recomendo! Quando era mais nova eu não colecionava, pois dependia dos meus pais, e aqui em Bauru também não haviam muitas lojas, e tudo era muito caro, mas agora que eu trabalho comecei a colecionar. E tenho uma história envolvendo o filme: quando comecei a faculdade, eu andava com um grupo de amigos que todos eram bem nerds (eles mesmo se intitulavam assim), Stars Wars era a grande paixão de todos, e eles sempre se reuniam para assistir. E é claro que eles me zoavam muito, pois não acreditavam que eu era fã. Faziam um monte de perguntas sobre o filme, quem eram os personagens, se eu sabia quais tinham sido lançados primeiro, (porque todos sabem que os três últimos são os três primeiros) e eu respondi tudo certo. Isso foi uma lição para os homens de que mulheres podem sim gostar de Stars Wars ou de qualquer outra coisa.
A minha expectativa é que o filme seja bom demais, só de imaginar que os protagonistas principais vão ser totalmente diferentes de que foram nos outros filmes, isso já me deixa muito animada, e claro, não vejo a hora de ver o Han Solo (Harrison Ford) e o ChewBacca, porque eles são meus personagens preferidos. Aliás, quando vi o trailer e eles aparecem, eu chorei – e estou falando muito sério! Então, se no trailer já fiquei emocionada, imagina no filme?”

 

1star-marcus-siqueiraMarcus Siqueira
“Eu me lembro quando meus pais compraram o nosso primeiro videocassete e me levaram no fim de semana em uma locadora de filmes. O primeiro filme que meus pais alugaram foi o episódio 4 – A Nova Esperança. Minha mãe insistiu, pois tinha certeza que eu iria gostar. Eu fiquei encantado com aquele filme, pois até então nunca havia assistido nada igual, nenhum filme que tivesse me emocionado daquele jeito. A partir daí, foi paixão incondicional. Lembro de ter feito meu pai alugar na mesma semana o episódio 5 – O Império Contra Ataca e o episódio 6 – O Retorno de Jedi, pois necessitava saber o desfecho daquela história, nada havia me prendido e despertado minha atenção daquela forma. Realmente foi uma experiência mágica e indescritível. E olha, acho que posso dizer que já vi centenas de vezes a trilogia clássica e algumas dezenas de vezes a trilogia nova. Simplesmente não canso de ver! (risos). Um fato curioso envolvendo o filme é que, na pré-estreia do episódio 3 – A Vingança dos Sith, encontrei uma cliente da locadora em que trabalhava na fila do cinema, e essa cliente foi ao cinema com uma amiga, porém naquela ansiedade de assistir ao filme e naquela tensão da espera, acabei por não reparar muito às pessoas que conversavam no grupinho que se formou na fila. Um tempo depois, vim a conhecer essa garota (a amiga da minha cliente) na locadora que trabalhava e ela veio a se tornar minha namorada e, atualmente, minha noiva. Eu não lembrava de ter conhecido ela na fila do cinema, apenas algum tempo depois na locadora que trabalhava! (risos). Digo que isso me marcou, pois acabei conhecendo, em uma pré-estreia de um dos filmes, minha companheira na vida e nas loucuras do universo Star Wars. Planejamos casar logo e ela embarcou em um antigo sonho que eu tinha desde criança. Vou casar de Darth Vader e ela de Rainha Padmé Amidala – vamos ver onde isso vai dar! Mas para este filme que vai estrear amanhã, confesso que fiquei um tanto quanto receoso. Porém, com os dias para a estreia chegando, não teve como não ficar apreensivo e esperar o melhor. Espero que o novo filme supra as minhas expectativas e a de milhões de fãs que estão na contagem regressiva.”

 

1star-rafaRafa Kosha
“Eu comecei a gostar de Star Wars por causa do meu pai que é um grande fã. É como se fosse uma obrigação na minha família! (risos). Então, gosto de Star Wars então desde que nasci! Também tenho uma coleção pequena e gostaria de ter muito mais coisas; temos alguns dos capacetes dos personagens uma ‘Milleniun Falcon’ nave que apareceu nos episódio 4,5 e 6; livros sobre o filme e alguns bonecos. Uma história interessante é a do meu próprio nascimento: se minha mãe não tivesse impedido meu pai, ele teria me registrado como Luke Skywalker. A expectativa é de que seja um filme que esteja à altura dos outros filmes. Confesso que o coração chega a disparar com a proximidade da estreia do novo episódio”

 
 

1star-roberto-juniorRoberto Junior
Eu me lembro como se fosse hoje. Assisti o episódio 4 (Uma Nova Esperança ) à tarde, na TV em casa. Eu tinha sete anos de idade, achei aquilo mágico desde o primeiro momento. Na época, não tínhamos acesso a produtos licenciados ou maiores informações sobre a saga, mas mesmo assim fui contagiado pela história, personagens, cenários, trilha sonora, etc. Enfim, passei a admirar o universo Star Wars. Busquei como pude na época informações sobre a continuação daquela história fantástica e quando consegui assistir foi absolutamente incrível. Coleciono tudo o que é possível em relação a saga. Eu tenho bonecos, gibis, livros, sabres de luz, réplicas, filmes, almanaques, revistas, naves, enfim. Uma história que eu tenho é que o meu filho Enzo tem 4 anos e gosta muito dos filmes. Claro que entende as coisas a maneira dele, mas é isso que torna tudo mais especial. Recentemente, eu e minha esposa fomos viajar e na despedida, ele chegou perto de nós e disse: “que a força esteja com vocês” que foi uma maneira de dizer “vão com Deus”, mas de um jeito que foi muito legal e espontâneo da parte dele. Eu acredito que o filme já é um sucesso por tudo que envolve a saga. Apesar de ser uma obra de ficção, Star Wars fala sobre filosofia, política, relações sociais, família, guerras, enfim, minha expectativa é a melhor possível, estamos vendo uma renovação incrível em tudo que está ligado a esse imenso universo. A história será contada 30 anos após o episódio 6 e poderemos rever personagens queridos, conhecer os novos heróis e vilões , se atualizar na história conhecendo novos ‘caminhos da força’.

 

1star-denyDeny Comine
“Eu assisti por acaso, tinha uns seis anos. Hoje, já vi todos os filmes e coleciono naves, principalmente de LEGO, mas tenho camisetas também. Assisti varias vezes com meu filho pequeno, de três anos. Uma noite estava numa pizzaria e e ele estava desobedecendo. Falei: ‘me obedece, eu sou seu pai!’ e ele respondei: ‘Nãããoo’!, de uma forma bem longa e forte. Todo mundo olhou e eu entendi que ele estava imitando o Luke. Também uma vez briguei com uma namorada e fui sozinho ver O Retorno de Jedi, quando passou de novo, remasterizado. Sentei do lado de uma menina e a gente acabou ficando no cinema! (risos). Mas confesso que não espero muita coisa deste filme. Espero mais do mesmo – o que pra mim já tá muito bom!”

 

1star-ivanIvan Mouta
“Comecei a gostar da saga vendo na Sessão da Tarde. Depois, em 1997, foi feito um relançamento no cinema dos primeiros três filmes (Episódio IV: Uma Nova Esperança, Episódio V: O Império Contra-Ataca e Episódio VI: O Retorno de Jedi). Os filmes foram incrementados com novos efeitos especiais, não disponíveis nas versões originais.
Depois vi no cinema os três novos filmes lançados a partir de 1999 (Episódio I: A Ameaça Fantasma, II: Ataque dos Clones e Episódio III: A Vingança dos Sith). Também vi as séries de animação The Clone Wars e Star Wars Rebels. Poder ver todos os efeitos especiais e descobrir o que aconteceu com os personagens do último filme, já que o lançamento de agora (Star Wars: O Despertar da Força) se passa aproximadamente 30 anos após O Retorno de Jedi e conhecer os novos personagens, principalmente o vilão Kylo Ren vai ser ótimo”

 

1star-marcosMarcos Sartori
“Meus primos adoravam e sempre comentavam sobre os filmes. Um dia, de tanto eu perguntar sobre a saga, eles resolveram fazer uma maratona para me apresentar. Foi amor à primeira vista! (risos). Hoje, tenho canecas, conjunto de LEGO, pen drive e muitos livros, mais do que eu consigo ler. Antigamente eu tinha alguns bonecos também, mas com o tempo eles foram passados para o meu irmão. Para este filme, minha expectativa está nas alturas! Desde que saiu a notícia que teria um novo filme eu venho acompanhando tudo a respeito, e isso só aumenta minhas esperanças de o filme ser tão fantástico como os anteriores. E finalmente a espera acabou!”

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…