praia-artificial-bauru-topo

Calma, não há nenhum projeto e esta é só uma suposição. Mas e se Bauru tivesse uma praia artificial? Como seria? Em vários lugares do mundo elas são muito comuns, como na cidade de Miyazak, localizada no Japão, onde existe uma das maiores praias artificiais do mundo. O local recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano e tudo é artificial: desde as palmeiras, a areia até a água salgada. A Seagaia Ocean Dome pertence a um resort, mas pode ser utilizada por qualquer um que não esteja hospedado no local. Porém, é necessário o pagamento de uma taxa de US$ 50.

Outra inovação desta praia, que foi inaugurada em 1993 e reformada em 2007, é o seu teto, considerado o maior retrátil do mundo em parques aquáticos. No total, a Seagaia Ocean Dome tem capacidade para acomodar 10 mil turistas ao mesmo tempo.

Na Alemanha, também existe uma praia artificial que faz o maior sucesso. O local tem 66 mil metros quadrados, que pertence a um imenso parque aquático. A área foi totalmente construída para compor um resort de luxo e poderia abrigar o equivalente a oito campos de futebol. O Tropical Island Resort de Krausnick está localizado ao sul de Berlim e oferece diferentes opções de lazer para cerca de 6 mil visitantes ao mesmo tempo.

Aqui no Brasil, nós temos a maior praia artificial de água quente localizada em Rio Quente, em Goiás. A Praia do Cerrado, como é conhecida, tem capacidade para a visita de 15 mil pessoas, com área para eventos, shows e jogos. Possui areia branca, coqueiros e ondas fracas e de pouca profundidade. O local foi inaugurado em 2008.

Mas e aqui em Bauru, será que o projeto daria certo? Qual o local mais adequado para o empreendimento e de que forma isso mudaria a economia e o comportamento dos moradores? A nossa cidade receberia visitas de turistas, geraria novos empregos? Foram essas e outras perguntas que fizemos a alguns moradores da cidade para saber a opinião de cada um. Confira os depoimentos e opine: como você acha que seria?

 
 

praia-artificial-amandaAmanda Ferrato
“Ter uma praia em Bauru seria bom pela proximidade, pois para chegarmos ao litoral de São Paulo, levamos, no mínimo, quatro horas e meia. Sou fã de praia e não abriria mão de uma criada pela natureza ou por uma praia artificial. Tudo que é novidade sempre tem a primeira experimentação para termos as reais impressões, então, eu iria sim!”

 
 
 
 

praia-artificial-samiraSamira Pereira
“Acho interessante .. Como sou modelo, já penso nas campanhas e fotos que poderiam ser feitas lá. Também imagino que seria em um lugar distante e calmo, onde as pessoas pudessem se sentir à vontade, andar com roupas de banho e tomar sol”

 
 
 
 

praia-artificial-jorgeJorge Franco
“Olha, na minha opinião, é melhor ter uma praia artificial que não ter nada! Provavelmente, incentivaria a maior prática de esportes entre os munícipes e seria uma cidade mais fitness! Para a praia, imagino que a Avenida Getúlio Vargas seria um bom lugar, já que temos um local para fazer caminhada, exercícios físicos e até quadra de vôlei de areia. Ou seja, já tem tudo que uma praia tem. Acredito que os bauruenses iriam aderir. A nossa cidade é carente quando se trata de opções de lazer e uma praia artificial seria um bom local para isso.”

 
 

+ Moradores de Bauru desafiam o trânsito e usam a bicicleta como meio de transporte
+ Opções de lazer que faltam na cidade de Bauru
+ Estudante de arquitetura projeta novo aeroporto para Bauru

 

praia-artificial-gabrielGabriel Kenji
“Eu nunca pensei nisso, na verdade, mas tudo que é inovador, no começo, é meio estranho o modo que todo mundo encara. Se pode dar certo? Acho que tudo que é bem pensado e bem administrado pode dar certo. O problema seria achar pessoas sérias que pudessem fazer isso com competência… Algumas cidades em volta de Bauru têm ‘prainhas’ e não sei como encarariam uma dessas aqui.”

 
 

praia-artificial-luanaLuana Pultrini
“Na minha opinião, o projeto da praia artificial é interessante se for em uma propriedade privada, já que teria mais segurança e manutenção como, por exemplo, em um clube. Acho que assim seria mais um atrativo para cidade. Mas acho, inclusive, que viriam mais turistas, afinal, é mais uma diversão, mais uma atração, mas não sei se chegaria a ser como o Rio de Janeiro, por exemplo. Mas seria uma atração bem legal, principalmente nas férias para a gente se divertir com os amigos”

 
 

praia-artificial-carolCarolina Zilio
“Acho que tudo depende da praia e de como seria utilizada. Seria muito legal se tivesse um lugar onde as pessoas tivessem um ambiente para lazer, como a praia. Melhor ainda se tivesse um calcadão onde todos pudessem se exercitar e curtir com a família. Acredito que o maior problema é o abandono, a falta de cuidado. Veja a Avenida Getúlio Vargas, por exemplo, muitos vão lá para caminhar, correr, passear com a família, mas a calçada está toda cheia de buracos e sem cuidado. Se tivesse uma praia bem cuidada seria realmente maravilhoso!”

 
 

praia-artificial-marcelaMarcela Polastri
Acho que seria uma boa ideia, até porque não temos muitas opções de lazer em meio aquático em Bauru, pois muito clubes fecharam as portas. Sempre que jogo vôlei na quadra de areia na Avenida Getúlio Vargas, eu fico imaginando uma praia no lugar do aeroclube, porque ali já se parece muito com o calçadão de Copacabana, tem uma avenida movimentada, barzinhos, restaurantes, água de coco, gente correndo, jogando vôlei. Para ficar perfeito, só falta o mar! (risos). O problema é, de onde tirar a água? Para isso imagino uma praia artificial perto de alguma represa, talvez perto do centro de captação de água do Rio Batalha, mas não sei se a localização favorece o acesso ao público. Sonhar é uma coisa, por em prática é outra. Tem que ser feita uma pesquisa de engenharia, logística e marketing pra ficar algo bacana e acessível a todos.”

 
 

praia-artificial-rebecaRebeka Miquelutti
“Eu acho que seria uma opção bacana para amenizar o calor da cidade. Acredito que estimularia o comércio e o turismo na cidade, pois atrairia pessoas de cidades vizinhas. Teria que ser fora do perímetro urbano, pois a área modificada seria extensa. Sendo assim, não acho que as pessoas andariam de roupa de banho no meio da cidade. Na verdade, mesmo em cidades litorâneas isso acontece mais próximo à praia, no centro e bairros afastadas os moradores se vestem normalmente. Então seria mais quando fossem à praia mesmo. Seria necessário também toda uma infraestrutura de profissionais ligados ao novo ambiente, vendedores ambulantes e equipes para segurança no local.”

 
 

praia-artificial-fernandoFernando Andrade
A ideia é ótima, mas acredito que a prefeitura de Bauru não tem dinheiro para a manutenção, já que teria um custo alto. De qualquer forma, acho esse clima de praia bem bacana! Na minha opinião, o lugar ideal para isso seria a A Avenida Getúlio Vargas, aproveitando o vôlei de praia que já rola por lá”.

 
 
 
 

praia-artificial-barbaraBárbara Dotti
“Então, ao meu ver, para dar certo, essa praia teria que ser muito bem elaborada e em um lugar estratégico. Deveria ter uma ótima opção de comida, claro relacionada à praia, como frutos do mar e petiscos de boa qualidade! E opções de lazer também, relacionadas a diferentes esportes.”

 
 

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Qual a expressão do seu filho ao aprender? Empresa de Bauru captura momentos na escola

Quando mudou de Arealva para Bauru em 2016, porque sentia que a filha de 3 anos precisava …