caio martins home

O bauruense Caio Martins teve um começo considerado “tardio” no mundo da mágica. Hoje com 24 anos, foi só aos 14 anos que o interesse cresceu e ele começou a investir na modalidade como profissão. Formado em Técnico em Eletrônica e Informática pelo SENAI – “João Martins Coube”, o jovem levou a mágica a sério e hoje participa de congressos, palestras e workshops. O diferencial de Caio? O humor.

Com uma piada a cada 30 segundos, os vídeos do mágico no Youtube são uma mistura dos truques mais incríveis e inacreditáveis com as piadas mais inesperadas. E a fórmula faz sucesso. Segundo Caio, um de seus vídeos já teve sete milhões de visualizações e aparições em programas de grandes emissoras, como o SBT de Silvio Santos, são comuns.

O trabalho na internet conta com quadros que trazem convidados especiais, mágicas rápidas e um espaço onde busca reações de pessoas que estão em grandes avenidas, como a Paulista. Além disso, Caio investe no stand-up comedy, formato muito usado por humoristas. Ele mistura o stand-up com seus truques de mágica.

Eu li que você começou a se interessar por mágica só aos 14 anos. Na infância, esta arte não despertava o seu interesse?
Caio: Não. Na verdade, quando criança, ganhei alguns truques de mágicas, mas nunca despertou nada em mim para que eu tivesse o interesse de seguir fazendo mágica. Eu gostava, mas não era algo tão especial.

E como foi este começo?
Caio: Na escola, um colega fez uma mágica e eu pensei que podia fazer uma melhor do a dele. Fui pesquisar na internet alguns truques e aprendi um que era bem legal, mas hoje em dia eu nem lembro qual era…(risos). Aprendi e fui fazer na escola para os amigos e a reação deles foi fantástica! Eu adorei ver eles me achando incrível e se divertindo. Ali eu percebi que precisava aprender mais daquilo pra impressionar todo mundo e continuei pesquisando cada vez mais mágicas!

Também que vi que somente em 2006 que você percebeu que poderia ser profissão, certo? Por quê?
Caio: Sim. Eu sempre tive a mágica como hobby, mas, quando me mandaram embora do meu emprego de técnico em informática em uma empresa de automação comercial, tudo mudou. Inclusive, obrigado por me mandar embora, Carlão! Como estava sem fazer nada, pensei em fazer uns shows até arrumar outro emprego. Quando fiz meu primeiro show e percebi que havia recebido a mesma quantia, em uma hora de apresentação, que eu ganhava quando eu trabalhava das 8h às 18h de segunda a sexta, eu decidi apostar nisso. Ali, eu pensei: ‘é isso que quero fazer para sempre! Algo que eu amo, trabalho pouco e ainda paga bem!’. Mas depois de um tempo eu percebi que não era tão fácil assim… (risos).

Atualmente, você mora em Bauru? Precisou sair da cidade para fazer carreira?
Caio: Atualmente moro em São Paulo. Precisei sair, pois em Bauru não existe uma demanda grande de shows. Fazia cerca de dois a três shows por mês e, depois que me mudei pra São Paulo, faço cerca de três shows por semana!

E do que mais sente falta da nossa cidade, além de família e amigos?
Caio: Eu estou sempre em Bauru, minha família e namorada são daqui, então sempre volto para a cidade. Mas sinto muita falta de poder combinar e sair a qualquer hora com os amigos. Perco muitas festas de família e momentos importantes com eles. Mas é tudo por uma boa causa.

Pretende voltar a morar aqui algum dia?
Caio: Se eu não ganhar na Mega-Sena, vou ter que morar em São Paulo mesmo! (risos). A tendência é é ficar mais tempo aqui. Mas vale a pena!

Li em seu site que você já teve experiências com outros mágicos e até foi o primeiro brasileiro a ser contratado pela empresa The U.S Playing Card. Gostaria que comentasse sobre essas experiências.
Caio: Sim. Participei de muitos workshops, nos quais aperfeiçoei técnicas e mágicas novas com profissionais do mundo todo. A The U.S Playing Card é a empresa que fabrica os melhores e mais usados baralhos do mundo, o famoso “Bicycle”. Quando começaram as vendas em lojas aqui no Brasil, eles entraram em contato comigo para fazer uma apresentação dos baralhos deles para seus futuros clientes. Assim, eu me tornei o primeiro e, por enquanto, o único mágico brasileiro a ser contratado por eles.

Atualmente, o seu show inclui mágica e stand up, certo?
Caio: Sim! Sempre amei humor e desde de que comecei a fazer mágica, coloquei um toque de humor!

A sua página no Facebook tem mais de 116 mil curtidas e alguns vídeos seus têm número altíssimos de visualizações. A que você atribui o sucesso nas redes sociais?
Caio: Sim, eu tenho alguns vídeos com mais de 7 milhões de visualizações com piadas e mágicas! Não sei se isso é sucesso, mas o segredo pra dar certo é ter um objetivo e não parar de fazer. Acredito que ainda falta muito para ser sucesso! (risos).

Alguma vez o truque não deu certo?
Caio: Com certeza! Mas ninguém percebeu! (risos). O bom de ser mágico é que, quando algo dá errado, a gente inventa outra mágica na hora e ninguém entende!

Qual o segredo para ser um bom mágico?
Caio: Querer aprender e treinar muito. Quanto mais treino, melhor fica!

Quando existe algo em nossa vida que queremos mudar, às vezes comentamos: ‘queria ser mágico agora’. O que você gostaria que a mágica te ajudasse a mudar? Algo em sua vida…
Caio: Meu saldo negativo no banco! Brincadeira. Se eu pudesse, escolheria ter muito mais sucesso. Não vou mentir e falar que não queria nada, apesar de estar indo muito bem minha em carreira, todo mundo quer que ela melhore rápido! (risos). Mas, com paciência e persistência, vou chegar lá. Falei bem bonito agora, hein?

O show de Stand-up Comedy e Mágica de Caio Martins chama-se “Nesse Naipe” e é uma mistura muito bem estruturada de humor e truques de mágica. Mesmo com todo o humor, Caio consegue causar na plateia espanto e surpresa com a ajuda do ilusionismo.

Segundo Caio, o que realmente torna o show único e surpreendente, além dessa mistura, é a mensagem que o artista tenta passar ao final do espetáculo. “Apesar de tudo e de todas as dificuldades, no final sempre vale a pena acreditar e perseguir seus sonhos, porque no final a mágica acontece”, afirma.

O “Nesse Naipe” tem duração de uma hora e 20 minutos. Foi criado para um público acima de 10 anos, mas pode ser adaptado conforme o desejo do contratante.

Para mais informações, acesse: www.showcaiomartins.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …