As vias urbanas têm várias funções sociais: conectar lugares, prover mobilidade, facilitar interações sociais entre as pessoas, etc. Neste contexto, existem vias que, projetadas ou não, se transformaram em um lugar especial dentro do espaço urbano. Ao se trafegar por uma via urbana, pouca gente questiona sobre a origem desta via, por qual motivo recebeu esta denominação, como e quando foi construída.

As vias públicas resultam de uma histórica evolução social e técnica, ou seja, é social porque promove a ligação de pontos distintos de uma cidade, onde são realizadas as mais diversas atividades comerciais, abrigam igrejas, residências, bancos, academias, restaurantes, bares dentre outros. É técnica por causa da maneira como elas são construídas, pelos materiais usados na sua construção, o projeto geométrico, etc. Algumas delas acabam por se tornar preferidas por muitos dos moradores de uma cidade.

Comemorando 120 anos de emancipação política de Bauru, nada melhor do que escrever sobre uma via muito badalada da cidade. Este é o caso da avenida Getúlio Vargas. Até por volta das décadas de 1960 e 1970, a ocupação na zona sul de Bauru chegava apenas na altura da Praça Portugal, na qual estava instalada a fábrica local da Coca Cola (hoje, estacionamento do Confiança Max). Depois desta época, a ocupação continuou no prolongamento da rua Gustavo Maciel, em direção à antiga estrada para Agudos. Posteriormente, uma pista da Getúlio foi sendo estendida sempre um pouco à frente. A duplicação da avenida só existia até a cabeceira do aeroporto, na altura da rua Inácio Alexandre Nasralla. Durante o governo do prefeito Nilson Costa, nos anos 2000, é que a duplicação chegou até os bairros Samambaia e Paineiras

Ela recebeu esta denominação em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas. Ele governou o país por dois períodos: de 3 de novembro de 1930 a 29 de outubro de 1945 e de 31 de janeiro de 1951 a 24 de agosto de 1954. O presidente esteve em visita a Bauru no dia 20 de julho de 1938, e pernoitou na Fazenda Val de Palmas, zona noroeste da cidade.
A Getúlio não para aos domingos e feriados. Pelo contrário, o fechamento da pista bairro-centro para atividades físicas e de lazer é uma das ações de maior sucesso da administração pública, pois nada custa e recebe crianças, adultos, pessoas idosas, a pé, com suas bicicletas, carrinhos de bebê e até em companhia de cães de estimação. Com a construção das quadras de areia, a avenida passou a receber um público ainda maior. É um espaço muito democrático e agradável.

Um fato, no entanto, chama a atenção de muitas pessoas. Apesar de sua importância, ela só recebe linhas de ônibus, a partir do entroncamento com a avenida Nossa Senhora de Fátima até o residencial Samambaia. Não basta ser uma avenida importante para receber itinerários de linhas de transporte coletivo. A eficiência econômica e social do sistema de transporte prevê a otimização da oferta do serviço.

Uma linha de transporte coletivo deve passar pelos principais polos de atratividade, além de proporcionar uma cobertura satisfatória das áreas habitadas, garantindo fácil acesso ao sistema com percursos a pé dentre de limites aceitáveis. No caso de uma cidade de porte médio, é considerado bom o atendimento a linha de ônibus passando a uma distância de até 300 metros, regular de 300 a 500 metros e ruim, acima de 500 metros.

A avenida Getúlio Vargas possui uma característica que não favorece o recebimento de linhas de ônibus, devido a gleba do Aeroclube, que tem testada para a avenida de cerca de 1.200 metros, que não propicia acessibilidade às linhas de ônibus na pista centro-bairro. Isto não deve ser impedimento, por exemplo, para que os moradores e usuários desta região tenham o serviço dentro da cobertura esperada.

Enfim, esta avenida de pouco mais de 3 quilômetros é uma coqueluche da cidade Sem Limites. Juntamente com a avenida Nações Unidas, a Getúlio recepciona tanto bauruenses como visitantes com muita fidalguia. Não se pode esquecer que nela se localiza um monumento natural e tombado pelo Patrimônio, a belíssima Copaíba. A Getúlio é uma das joias da nossa Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…