sebos-bauru-topo

Resistir aos cliques ágeis das compras online é um missão e tanto aos sebos. Mas, muito mais que locais com preços atrativos, os sebos são verdadeiras atmosferas que contagiam os amantes da leitura.

Pelo menos é assim que Amanda Gaspar, moradora de Bauru, sente no momento em que coloca os pés em um sebo. “Eu sinto estar dentro de uma caixa de histórias. Sempre que posso, converso com as pessoas que trabalham ali sobre os livros, pessoas que deixaram os objetos lá… Sempre folheio e busco criar história sobre os livros que levo para casa. Acho que o sebo é um lugar realmente encantando onde, não só vende histórias, mas é a própria história. Desde quando você passa pela porta de um sebo, você já está dentro de um conto mágico de uma parte da sua vida”, afirma.

E o sentimento não é singular somente a Amanda. O jornalista Gabriel Duarte compartilha da mesma sensação. Para o bauruense, o sebo é um local cheio de descobertas, aprendizados e onde é possível encontrar boas histórias – literalmente. “Vejo os sebos como templos. São forrados de coisas antigas que um dia foram úteis e fizeram muito sentido para alguém. Eu adoro encontrar livros com dedicatórias ou assinados e imaginar como eram os seus antigos donos ou se quem ganhou o livro de presente gostou. Gosto muito dos livros com grifos e anotações também. Revelam um momento muito particular de um completo desconhecido. A leitura é uma ação muito solitária, cada um lê de um jeito. Gosto sempre de imaginar o impacto que o livro causou ao ser lido pela primeira vez”.

Gabriel, inclusive, até evita entrar nesses ‘templos’, como ele mesmo diz, para não voltar para a casa cheio de livros que se amontoam em seu apartamento. “Quando a gente gosta muito ler, é praticamente impossível entrar num sebo e não sair com mais alguns livros. Quando a gente vê, está cheio de livros espalhados pela casa esperando para ser lido. Por isso, para evitar a ‘tentação’ e colocar as leituras em dia, hoje eu espio os sebos só de longe”. confessa.

E eles não são os únicos. Para se ter uma ideia, há mais de 500 sebos espalhados nos quatro cantos do país; em Bauru, são pelo menos três os mais conhecidos e históricos da cidade. Bruna Pascale é funcionária de um deles e uma amante confessa de livros. “Com certeza, já li mais de 300. Leio, em média, uns quatro livros por mês”, diz.

Para ela, frequentar aos sebos é muito mais que apenas uma compra; é uma experiência. “Comprando pela Internet, não tem-se a oportunidade de apreciar os detalhes do livro, analisar seu estado (nem sempre um livro impecável é necessariamente melhor do que um livro com sinais de manuseio) e não tem-se também a oportunidade de interagir com os atendentes que, via de regra, são pessoas que partilham desse amor pela palavra escrita” e Amanda completa: “O que mais me atrai é a reutilização de um item que ainda está novo e não precisa ir pro lixo. Precisamos entender que os objetos não precisam ter uma vida curta, descartável. Não só com livros, mas com roupas e outros objetos. Precisamos ter mais consciência de consumo.”

3 Sebos de Bauru para você frequentar!
Super Sebo Avenida
Avenida Rodrigues Alves, 7037

Sebo do Baú
Rua Treze de Maio, 6-10

Sebo Espaço Literário
Rua Antonio Alves, 11-23

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…