Entardecer no Aeroclube de Bauru, uma das maiores jóias da nossa cidade
Entardecer no Aeroclube de Bauru, uma das maiores joias da nossa cidade

Em entrevista ao Jornal da Cidade, Renato Fanton Jr., presidente do aeroclube foi categórico: “o local jamais será loteado”. No último sábado (27), uma assembleia extraordinária excluiu 74 sócios inadimplentes com a entidade e, segundo o presidente, a atitude nada tem a ver com a concentração de poder em torno da área.

“Primeiro que lotear o Aeroclube é fora de cogitação. Se, lá na frente, a prefeitura quiser fazer um parque aqui, ceder para instalar universidade, tudo bem. Mas, para uso imobiliário, como já ouvi dizerem, não dá. Já a mensalidade [dos sócios] é de R$ 80,00, portanto, não tem sentido também dizer que é para reduzir o quadro para poucos. Até porque cada um que se forma como piloto ingressa como novo sócio”, disse à reportagem.

Porém, independentemente do próximos rumos, negar ou esquecer a importância histórica do local é um grande pecado. Muitos não sabem, por exemplo, que o Aeroclube foi projetado pelos mesmos engenheiros que, nos anos 30, conceberam a “Noroeste do Brasil”, a estrada de ferro que se tornou uma de suas principais estações e ponto estratégico no Estado de São Paulo. Além disso, o local foi um dos primeiros aeroclubes e aeroportos do interior de todo o estado.

Nossa equipe listou mais seis motivos que fazem do local um dos mais importantes de nossa cidade. Confira:

1. O Aeroclube foi palco para importantes profissionais do país
A Escola de Aviação do Aeroclube de Bauru foi considerada celeiro de pilotos campões no voo a vela e já formou milhares de pilotos de destaque nacional. Dentre eles, é possível destacar o Cel. Ozires Silva – fundador da EMBRAER, ex-presidente da PETROBRAS, ex-ministro da Infraestrutura e ex-presidente da VARIG e o Maj. Marcos Pontes, o primeiro brasileiro selecionado para participar como astronauta de uma missão espacial da NASA (EUA). Ambos descobriram sua vocação no Aeroclube de Bauru, onde deram seus primeiros passos na aviação.

2. Em 32 anos de campeonato, os pilotos do aeroclube ficaram 28 vezes em primeiro lugar no Brasil
Em mais de 30 anos, os pilotos do aeroclube bauruense ficaram 28 vezes em primeiro lugar no ranking nacional, sendo conhecidos como “Os Imbatíveis”.

3. Possui a maior frota de planadores disponíveis em um clube nacional
O local é considerado um dos clubes com maior atividade aérea em todo Brasil. Ele possui a maior frota de planadores disponíveis em um clube nacional, além de diversas aeronaves a motor. São mais de 50.000 Km de navegações no ano em planador e cerca de 2500h de instrução de avião ao ano, sendo considerado um dos clubes com maior atividade aérea em todo o Brasil.

4. Aeroclube de Bauru ocupa o 1º lugar do ranking nacional do Voo a Vela, desde 1949
Segundo informações do site oficial do Aeroclube de Bauru, desde 1949, o local ocupa o primeiro lugar do ranking nacional do Voo a Vela.

5. Bauru, “a Capital Nacional do Voo a Vela”
A cidade de Bauru está localizada no centro do estado de São Paulo, em uma região relativamente plana e possui um clima quente e seco. Por isso, nossa cidade é considerada um lugar perfeito para a prática do voo a vela, sendo reconhecida, internacionalmente, como “A Capital Nacional do Voo a Vela”. Em Bauru, a prática surgiu com o imigrante alemão Hendrich Kurt, que veio ao Brasil fugindo do nazismo. Aliás, foi o alemão quem construiu os primeiros planadores na cidade de Bauru.

6. Os pilotos do Aeroclube de Bauru detêm 10 recordes nacionais de planadores
Como sempre participam de de provas e competições, os pilotos do Aeroclube de Bauru se destacam em todo o país. Dessa forma, o aeroclube ocupa o primeiro lugar do ranking nacional há anos.

E você, sabe mais alguma curiosidade sobre o Aeroclube de Bauru?

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…