Bauru é cheia de curiosidades históricas e interessante por si só, além disso, a cidade coleciona diversos famosos que nasceram, moraram ou passaram por aqui.

Nos inspiramos na matéria da Jornal Jr, empresa junior de jornalismo da Unesp em Bauru, para apresentar 14 pessoas que você, provavelmente conhece mas não sabiam que tinham relação com a cidade lanche.

 

1- Casimiro Pinto Neto
famosos-bauruenses-casemiro
Que Bauru também é lanche você já sabe, mas de onde surgiu tudo isso? Quem criou o sanduíche foi o bauruense Casimiro Pinto Neto, quando deixou a cidade para estudar direito em São Paulo. Lá, ele frequentava a lanchonete Ponto Chic. Segundo o depoimento do arquivo de Luciano Dias Pires, jornalista e historiador, o próprio Casimiro conta como surgiu o Bauru: “Era um dia em que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos – já falecido – e falei: ‘abre um pão francês, tire o miolo e bote um pouco de queijo derretido dentro’. Depois disso, o Carlos já ia fechando o pão e eu falei: ‘calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso’ – eu tinha lido em um opúsculo, livreto de alimentação para crianças, da Secretaria da Educação e Saúde, escrito pelo ex-prefeito Wladimir de Toledo Piza, também frequentador do Ponto Chic, que informava ser a carne rica nesses dois elementos. Bota umas fatias de ‘roast beef’ junto com o queijo. O Carlos colocou e já ia fechando de novo quando tornei a falar: falta a vitamina. Bota aí umas fatias de tomate”. Assim surgiu o Bauru que recebeu o nome por ser esse o apelido de Casimiro.

 

2- Ozires Silva
famosos-bauruenses-osires
Fundador da Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A, Ozires Silva é bauruense e foi na cidade que sua paixão por aviões começou. Mais especificamente no aeroclube de Bauru. Enquanto os outros pensavam em pilotar avião, Ozires pensava em fabricar avião. Então, decidiu ser engenheiro aeronáutico. O sonho de que um dia o Brasil produziria aviões se tornou realidade e, hoje, a Embraer é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Para saber mais, veja: https://www.youtube.com/watch?v=Rhi7BDjg2zQ

 

3- Mônica de Sousa
famosos-bauruenses-monica
A personagem principal do gibi mais popular do Brasil é inspirada em uma bauruense. Mônica de Souza, filha de Maurício de Souza, criador dos quadrinhos da “Turma da Mônica”, nasceu em Bauru quando a sua família morava na cidade. Em entrevista para o Jornal da Cidade, Mônica conta que pouco se lembra da época em que morou aqui: “eu não me lembro de Bauru, pois meu pai mudou-se pra Mogi um pouco antes de eu completar um ano. Então, sei pouco sobre cidade. Só me lembro mesmo é do sanduíche (risos). Às vezes, passo no Ponto Chic, em São Paulo, e peço o lanche Bauru, pra lembrar da cidade”.

 

4- Eny Cezarino
famosos-bauruenses-eny
Nascida em 1916, Eny Cezarino chegou em Bauru somente em 1940. Prostituta, ela comprou um bordel que começou a crescer e se tornar o maior e mais luxuoso do País com visitas de políticos, celebridades e pessoas de todo o Brasil. Em seu auge, o “Eny’s Bar” chegou a ter cerca de 70 meninas trabalhando em uma casa com 40 quartos, sauna, restaurante, piscina, bares e salões de festa. Os clientes ainda contavam com o sigilo absoluto e a garantia de meninas saudáveis que eram acompanhadas por um médico regularmente, além dos cuidados para que não engravidassem.

 

5- Palmirinha
famosos-bauruenses-palmerinha
Minhas amiguinhas e meus amiguinhos, as receitas de Palmirinha um dia passaram por Bauru! Foi aqui que Palmira Nery da Silva Onofre nasceu, em 1931, e depois de se separar do marido começou a vender sonhos recheados com creme nas ruas da cidade para sustentar a família. Sua fama veio com a participação em um programa de televisão, e a partir de então, os convites para ensinar suas receitas em rede nacional não parou mais.

 

6- Marcos Pontes
famosos-bauruenses-marcospontes
Não é a toa que Bauru também é conhecida como “cidade sem limites”. Foi aqui que nasceu o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço. Marcos Pontes é formado em engenharia espacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e, em 29 de março de 2006, decolou do Centro de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo do Soyuz TMA-8 para uma missão de 10 dias no espaço.

 

7- Edson Celulari
famosos-bauruenses-edson
O ‘crush’ das meninas nos anos 90, Edson Celulari, nasceu em Bauru e foi aqui onde começou o sonho de ser ator. O galã global fez o curso de teatro “Paulo Neves” e conseguiu uma participação na novela da Rede Globo e, desde então, atua com personagens marcantes na televisão brasileira.

 

8- Mauro Rasi
famosos-bauruenses-maurorasi
Dramaturgo, Mauro Rasi escreveu para importantes programas da televisão brasileira como “TV Pirata”, participou do Fantástico com o quadro “A Hora do Alçapão” e foi colunista do jornal “O Globo”. Nascido em Bauru, Mauro sempre se inspirou na cidade para escrever seus textos, principalmente os que faziam referências a seus familiares. Rasi era um dramaturgo popular e também fazia sucesso com a crítica: foram ao todo 11 prêmios no teatro. “Pérola”, foi um de seus maiores sucessos. Ele faleceu em 2003, com 54 anos de idade.

 

9- Damasio de Jesus
famosos-bauruenses-damasio
Bauruense e morador até hoje, Damasio se formou em direito e, ainda na faculdade, era famoso por ter as melhores anotações em seu caderno, então todo mundo começou a usar as anotações para estudar para provas como a da OAB, foi aí que seu caderno virou apostila de cursinho preparatório. Da experiência surgiu a “Damásio Educacional”, eleita pela OAB como uma das cinco melhores do país, possui 350 unidades de cursos preparatórios – foi o pioneiro na área – e representou o Brasil na ONU inúmeras vezes.

 

10- Edson Arantes do Nascimento (Pelé)
famosos-bauruenses-pele
O rei do futebol brasileiro nasceu na cidade de Três Corações-MG mas, com apenas 4 anos, se mudou para Bauru. Aqui, jogou em times infanto-juvenis como Canto do Rio, Ameriquinha e Baquinhos. Além disso, o time bauruense, Sete de Setembro, foi montado pelo pai de Pelé. Aos 11 anos, ele foi descoberto pelo jogador Waldemar de Brito que o apresentou, primeiramente, ao Bauru Atlético Clube (BAC) e, depois, à Vila Belmiro.

 

11- João Bidu
famosos-bauruenses-joaobidu
Quem gosta de astrologia já deve ter consultado as previsões do horóscopo de João Bidu, bauruense e morador da cidade até hoje. João Carlos de Almeida virou João Bidu depois que o sócio-proprietário da rádio Auriverde criou o personagem que apresentaria um programa sobre horóscopo. Desde então, o astrólogo vive da arte de interpretrar signos.

 

12- Amauri Soares
famosos-bauruenses-amaury
Nascido em Bauru, foi aqui que ele começou sua carreira como jornalista, após se formar na Unesp da cidade. Passou por repórter da TV Tem, foi promovido a editor executivo do Bom Dia São Paulo e passou por cargos como editor-chefe do Jornal Nacional e diretor executivo da Globo International em Nova York. Uma curiosidade: ele é casado com a jornalista Patrícia Poeta.

 

13- Carol Castro
famosos-bauruenses-carolcastro
Natural do Rio de Janeiro, a atriz passou por terras bauruenses no ano de 2000 para fazer faculdade de dança. Aqui, ela viveu como a maioria dos universitários: em república junto com uma irmã e três amigas.

 

14- Gilberto Barros
famosos-bauruenses-gilberto
Quem também viveu por um tempo em Bauru foi o apresentador Gilberto Barros. Aqui ele iniciou sua carreira como jornalista na Rede Globo da cidade, hoje TV Tem, ao mesmo tempo em que trabalhava em emissora de rádio como a Bauru Rádio Clube e a Terra Branca – 710.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…