umaveznavida-home

Bauru é uma cidade cheia particularidades, seja pelo famoso lanche de pão francês sem miolo, queijo, rosbife e tomate ou pelo céu que surpreende os habitantes a cada pôr do sol. Diante das suas peculiaridades, chegamos à conclusão que deveríamos aproveitar mais o que a nossa cidade oferece. Por isso, fizemos uma lista com 13 experiências que todo bauruense deveria passar pelo menos uma vez na vida.

1- Experimentar o lanche Bauru
A cidade lanche não tem esse apelido à toa; o sanduíche que carrega o nome de Bauru é um patrimônio imaterial da cidade. Mas cuidado, pois o Bauru é oferecido em várias versões, porém, apenas uma é a original. Portanto, se você quer descobrir qual o gostinho da receita do bauruense Casimiro Pinto Neto, opte por estabelecimentos com o certificado do Conselho Municipal de Turismo de Bauru (COMTUR) que garante a receita tradicional do lanche.

2- Ir ao Museu Ferroviário
O principal propulsor para o crescimento de Bauru foi a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que se instalou na cidade com o maior entroncamento ferroviário do estado de São Paulo. Com um fluxo de transporte grande e de dinheiro maior ainda, Bauru se desenvolveu econômica e geograficamente. O Museu Ferroviário Regional de Bauru foi criado para preservar a história da ferrovia, fundamental para a cidade.

Se você ainda não conhece o Museu, aproveite a exposição permanente “As ferrovias e o desenvolvimento urbano” para aprender um pouco mais da história de Bauru e contemplar objetos e curiosidades do passado da cidade.

O Museu Ferroviário Regional de Bauru está localizado na rua Primeiro de Agosto, ao lado da Estação Ferroviária e a entrada é gratuita. Mais informações acesse: www.facebook.com/MuseuFerroviarioRegionaldeBauru

3- Conhecer o Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Bauru foi criado em março de 1994 e possui uma área de 321 hectares com vegetação predominante do cerrado. Além do lugar cercado de natureza com espaço para descanso e trilhas, o Jardim expõe sua coleção de plantas como orquídeas, bromélias, samambaias, plantas aquáticas, plantas medicinais, bambus, árvores, palmeiras e trepadeiras.

Se você ainda não foi, aproveite um fim de semana para relaxar em meio a natureza e conhecer mais uma atração de Bauru. Mas se você já conhece o Jardim Botânico, pode aproveitar o novo espaço com exposições, loja de souvenir, maquete, TV interativa e até café, para visitar de novo.

O JB fica localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros – Km 232, s/n – Tangaras e a entrada é gratuita.

4- Assistir uma apresentação no Teatro Municipal
Importante espaço na cultura da cidade, o Teatro Municipal de Bauru, além da sala para apresentação de peças o teatro abriga outros órgãos relacionados à cultura como a Biblioteca Municipal, a Secretaria de Cultura e a Casa de Cultura. A reforma durante o mês de janeiro deste ano reparou equipamentos do teatro e melhorou sua estrutura, garantindo o conforto e a segurança de seus visitantes.

Teatro Municipal de Bauru: Avenida Nações Unidas, 8-9.

5- Conhecer o trabalho do Protótipo
O Protótipo Tópico é um grupo de teatro, pesquisas e experimentações cênicas, que visa à exploração das possibilidades do corpo em arte. Além disso, o grupo fomenta a arte e a cultura na cidade com apresentações de peças de teatro, saraus, encontros, festivais e mostras que acontecem no Espaço Protótipo.

Para ficar por dentro dos eventos do Protótipo Tópico, curta a página do Facebook: www.facebook.com/espacoprototipo

6- Experimentar alguma comida da Praça da Paz
A Praça da Paz é considerado um dos pontos turísticos da cidade, seja pelo monumento da pomba da paz intitulada “Voo da Paz” ou pela variedade de comidas de rua feitos nos trailers. É lá que ficam os churros famosos pelos mais diferentes sabores. Além disso, a praça ainda conta com mini-pizza (que não é tão mini assim), tapioca, açaí e até lanches vegetarianos.

A Praça da Paz fica na Rua Nicolau Assis, 6-41 – Jardim Panorama

7- Aproveitar o Vitória Régia
Com 50 mil metros quadrados, o parque oferece uma ampla área verde para quem quer relaxar e se divertir. Além dos eventos realizados no Vitória, os bauruenses ocupam o local para prática de exercícios físicos, piqueniques, descanso e diversão de adultos e crianças. Se você ainda não visitou o local, aproveite um domingo ensolarado, estenda uma toalha na grama e aproveite.

Parque Vitória Régia: Av. Nações Unidas, 51-15 – Jardim Brasil

8- Conferir uma exposição da Pinacoteca
A Pinacoteca Municipal de Bauru – Casa Ponce Paz é um espaço de ensino, promoção e preservação das Artes Visuais. O local oferece exposições de artistas plásticos e cursos gratuitos.

A Pinacoteca fica na Rua Antônio Alves, 9-10 – Centro

9- Ver um filme no Sesc
Além dos cinemas de Bauru, uma opção para assistir filmes é o Sesc. O Serviço Social do Comércio oferece exibição de filmes que, muitas vezes, não entram em cartaz nos cinemas tradicionais. Outro ponto interessante sobre o Sesc são os festivais de filmes a partir de um tema como por exemplo animes, internacionais, independentes, etc.

O Sesc fica na Vila Cardia, Avenida Aureliano Cardia, 6-71

10- Assistir ao show da Banda Sinfônica Municipal de Bauru
Há quase 15 anos, a Banda Sinfônica de Bauru é uma referência musical na cidade com suas mais de mil apresentações públicas e um CD, sem contar a presença cativa em eventos como o aniversário de Bauru e nas festividades de Natal. Além do show com um repertório que mistura o erudito ao popular e atinge pessoas de todas as idades, a banda trabalha com 55 jovens entre 11 e 25 anos que possuem uma bolsa para estudar música.

11- Ir ao Observatório
Um serviço que a cidade oferece, mas pouco bauruense sabem é o Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”, que realiza eventos gratuitos e abertos para a população, como observação de astros, palestras e demonstrações sobre assuntos astronômicos. O observatório teve início em 2004 a partir de um projeto de extensão do curso de Licenciatura em Física da Unesp em Bauru.

Para ficar por dentro dos eventos do Observatório curta a página no Facebook: www.facebook.com/obsbauru

12- Ir à feira de artesanato Ubá
Muito tradicional, a feira Ubá acontece mensalmente e conta com 40 artesãos que apresenta diversos trabalhos como crochê, tricô, entalhe, bordados, pintura em tecidos, madeiras, cerâmicas e muitos outros. A feira sempre acontece em diferentes locais e você pode conferir onde vai ser no site da Prefeitura de Bauru: www.bauru.sp.gov.br

13- Parar para ver o por do sol da cidade
De longe uma das coisas que mais chamam atenção na cidade é o céu. Todo dia, a partir das 18h, já podemos ver a mudança de cores no céu que, no seu ápice, mistura o azul, o rosa e o vermelho encantando até quem já está acostumado. Se você nunca reparou, tire um tempinho para admirar o pôr do sol bauruense – garanto que você vai se surpreender!

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …