luiz-pires-antartica-home

Luiz Pires tem duas paixões: os animais e a fotografia. Diretor do Zoológico de Bauru, Luiz decidiu juntar os dois hobbies e embarcar em uma aventura em alto mar. Foram sete dias a bordo de um navio nas águas do estreito de Magalhães e da Patagônia Chilena para um workshop fotográfico onde registraria imagens da vida selvagem.

Com mais 14 fotógrafos amadores e brasileiros, Luiz aumentou seu conhecimento sobre fotografia na teoria e na prática. “A viagem foi acompanhada por dois fotógrafos profissionais da vida selvagem André Dib e Marcos Amend que demonstravam e ensinavam as melhores técnicas de fotografia nas diferentes condições que encontrávamos pelo caminho, de paisagens a animais selvagens. Após cada dia dedicado as fotos, à noite, no barco, eram discutidas as técnicas utilizadas”, explica.

Além das experiências que viveu, o momento mais marcante da viagem foi “observar as Baleias Jubarte de uma proximidade que nunca tinha imaginado chegar”. Além destas recompensas, Luiz ainda ganhou um concurso como melhor foto de paisagem entre os participantes do workshop, retratando um bosque patagônico.

Paixão antiga
Essa foi a primeira vez que esteve em uma viagem feita exclusivamente para foto, mas o seu gosto pela arte é antigo: “há muito gosto de retratar minhas viagens, porém, somente há cerca dois anos, motivado por acompanhar um grupo de bauruenses que se dedicam a fotografias, que eu comecei a estudar mais sobre o assunto e a tomar mais gosto pelo hobby”.

Para ele, cada momento da viagem valeu a pena, seja pelas belas fotografias, aprendizados ou somente pela oportunidade de sobreviver ‘desconectado’. “Foi sensacional, pois não conhecia esse ecossistema, principalmente os glaciais, formados pelo acúmulo milenar de gelo e que, devido ao aquecimento global, estão desaparecendo. Além disso, foi muito bom poder ver que é possível viver sete dias sem telefone, internet e televisão.”

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …