via-lactea-bauru

Com quase dez anos de experiência, o fotógrafo Gabriel Cabreira ousou no último final de semana. Depois de fazer algumas pesquisas e, claro, estudar muito, o bauruense achou o ponto exato para conseguir fotografar a Via Láctea. O resultado? Fotos impressionantes!

Nossa equipe bateu um papo com fotógrafo que falou um pouco mais sobre sua experiência, que aconteceu no último final de semana. Vem ver:

Onde e quando você tirou a foto?
Fiz uma sequência de oito fotos. Foram tiradas no sábado de madrugada em virtude a fase que a Lua se encontra e das condições necessárias para realização do trabalho. É uma junção: temperatura, fase da Lua e o local, que é preciso que esteja o mais escuro possível, sendo bem afastado de qualquer cidade.

Como você chegou neste ponto?
Eu faço pesquisas em alguns sites que mostram o índice de poluição luminosa, então consigo traçar exatamente um local que terá menos poluição. Aqui no estado São Paulo não é possível encontrar praticamente nenhum lugar 100% favorável, mas alguns possibilitam a realização da foto.

A foto mostra a Via Láctea, é isso?
A Via Láctea é visível a olho nu, contanto que esteja nessas condições que mencionei. Ela é um sistema espiral na qual o sistema solar faz parte, com trilhões e trilhões de estrelas. A vista dela é muito comprometida devido a poluições e as interferências climáticas.

E as fotos não têm tratamento, certo? Elas estão naturais?
As fotos têm tratamento sim. Quando trato uma foto, procuro deixá-la mais próxima do que eu estou vendo na hora. No caso destas fotos, eu utilizei 30 segundos de exposição e, distante desses 30 segundos, a câmera registra toda a luz que passa na frente, deixando o céu mais colorido. Neste dia ainda tinham algumas partes nubladas que, ao misturar com a luz, deram um efeito bem bacana. Mas as fotos são tratadas sim, porém sem nenhuma montagem.

Uma pessoa amadora consegue tirar esta mesma foto?
Eu acho que todos estão aptos a tirar qualquer tipo de fotografia ou realizar qualquer tipo de trabalho, contanto que estude muito para isso e corra atrás do objetivo. Toda fotografia noturna tem um nível de dificuldade a mais – essas mais ainda. Eu estudo faz uns três anos esse tipo de técnica e só agora que resolvi ir em busca dessa foto. Irei fazer novas saídas para ir cada vez mais aperfeiçoando a técnica. Dessa forma, o fato da pessoa ser amadora não significa que ela tenha pouco conhecimento de fotografia. Existem muitos profissionais que levam a fotografia como hobby e, por isso, ‘perante a sociedade’ são considerados amadores! (risos). Mas alguém que esteja começando na fotografia tem um certo caminho a percorrer, sim, pra conseguir efetuar esse tipo de foto. Mas nada é impossível, basta se dedicar.

E há quanto tempo você é fotógrafo?
Sou fotógrafo desde 2009, quando comecei como hobby. Estudei muito e mergulhei de cabeça na fotografia. Em 2014 comecei meus trabalhos como fotógrafo publicitário que durarão até 2094… (risos).

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…