voz-travestida-home

A temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, traz para o Museu Histórico Municipal de Bauru, a exposição fotográfica “Voz Travestida”, dos fotógrafos Francine Esqueda e Marcos Leandro.

O objetivo é de celebrar a igualdade e dar voz aos travestis e drag queens da cidade, muitas vezes silenciados e excluídos pela sociedade. Gratuita, a exposição vai até o dia 31 de agosto, com horários de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.

15ª Semana Nacional dos Museus

A partir do tema proposto pelo IBRAM para a 15ª Semana Nacional dos Museus, o Museu Histórico Municipal de Bauru buscou identificar os seus “silêncios”, ou seja, aquilo que não foi dito durante a sua existência enquanto instituição de salva guarda da memória da cidade.

O tema proposto para esse ano é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. De acordo com o IBRAM, foi recorrente nos museus a seleção e a guarda de objetos representativos das memórias das chamadas classes dominantes, ocasionando esquecimentos de peças e relatos que expressam os feitos daqueles que a escrita oficial da História e a narrativa tradicional da Museologia optaram por silenciar.

Durante essa 15ª Semana, os museus participantes oferecem atividades especiais como palestras, eventos, exposições e oficinas. Em Bauru, além da exposição fotográfica “Voz Travestida” no Museu Histórico Municipal de Bauru, acontecerá no dia 20 de maio o 1º Encontro da Cultura Negra em Bauru no Museu Ferroviário Regional de Bauru.

Serviço
Exposição fotográfica “Voz travestida” – de 15/05 a 31/08
Local: Museu Histórico Municipal de Bauru – Rua Rio Branco, 3-16
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h
Gratuito

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…