Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
Social BauruSocial Bauru
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
Reading: Projeto de alunos da Unesp Bauru difunde conhecimento sobre educação financeira
Share
Social BauruSocial Bauru
  • Agenda
  • Cinema
  • Onde ir
  • Destaques
Busca
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
  • Sobre
  • Contato
  • Media Kit
Social Bauru | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados | 2024
Social Bauru > Blog > Destaques > Cultura / Comportamento > Projeto de alunos da Unesp Bauru difunde conhecimento sobre educação financeira
Cultura / Comportamento

Projeto de alunos da Unesp Bauru difunde conhecimento sobre educação financeira

Paula Borim
By Paula Borim
Publicado 17/09/2019
Share
SHARE

“Nunca vi, nem comi, só ouço falar”, muitas vezes, resume a relação de grande parte dos brasileiros com o mercado financeiro. Porém, você já parou para pensar por que isso acontece?

Índice
  • Educação financeira 
  • Conhecimento é inimigo do medo
  • Novos projetos e pretensões  
  • Serviço 

Educação financeira 

Recentemente, o hábito de investir dinheiro tem crescido entre os brasileiros, no entanto, a prática ainda é rara. Os motivos disso variam entre desconfiança, medo e a falta de conhecimento sobre o setor. 

Contudo, uma única solução é capaz de sanar os três empecilhos de uma só vez: a educação financeira. Para se ter uma noção, o Brasil está apenas na 74ª posição no ranking que mede o grau de educação financeira, de acordo com uma pesquisa recente da S&P Global Financial Literacy Survey.

Isso significa que muitos conceitos que abrangem o assunto ainda são distantes e abstratos para a maioria da população. Isso resulta na ausência de planejamento financeiro; propensão à formação de dívidas e falta de perspectiva de aumento de recursos para esse grupo. 

Dessa forma, entidades governamentais e organizações da sociedade civil tomaram à frente em 2010, como o objetivo de reverter essa situação. Para isso, criaram a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), uma série de documentos que orientam ações e práticas de melhoria da educação financeira no país.  

Conhecimento é inimigo do medo

Além da iniciativa federal, temos aqui na cidade a Liga de Mercado Financeiro da Faculdade de Engenharia de Bauru. Formado em 2016, o projeto de extensão promove conhecimentos sobre o mercado financeiro, economia, política e finanças no meio universitário. 

Após retornar de um período de inatividade, em março de 2018, eles também têm proporcionado oportunidades para quem é de fora da universidade. Entre elas, palestras abertas, capacitações e o compartilhamento recorrente conteúdos sobre o mercado financeiro em suas redes sociais. 

Assim, o presidente do projeto e estudante de engenharia de produção, Vinícius Pacheco, frisa a importância de uma linguagem acessível na divulgação dessas informações ao público. 

“Sempre pautamos nosso elo de comunicação de modo simplificado, claro e imparcial. Ao alcance dos que já têm um conhecimento prévio e desejam aprimorá-lo, mas, sobretudo, daqueles que têm pouca ou nenhuma experiência anterior com o tema”, explica Vinícius sobre as publicações online.

Novos projetos e pretensões  

Ainda, o presidente faz um balanceamento sobre a atuação e importância do projeto na cidade. “Em pouco mais de um ano e meio de atividades, a Liga pôde ver que sua função de difundir o conhecimento financeiro, seja entre os universitários ou entre a comunidade, é fundamental”, pontua Vinícius. 

Além disso, o estudante projeta para os próximos passos ainda mais atividades em prol da difusão da educação financeira. “Temos um longo caminho a trilhar dentro de nossos objetivos: chegar a mais pessoas e contribuir para que a comunidade de modo geral possa ser mais ativa sobre suas decisões financeiras”, ressalta Vinícius. 

Recentemente, o projeto de extensão firmou uma colaboração com a Copaíba Invest, escritório de agentes autônomos de investimentos, que atua na cidade. E a união já está dando resultados. 

No dia 26 de setembro, eles realizarão uma palestra aberta com o tema “Introdução ao Mercado Financeiro”. Os palestrantes serão Victor Salina e Igor Zimermann, ex-membros da Liga e atuais estagiários da Copaíba Invest. Além deles, os alunos e atuais integrantes do projeto, Lucas Castro e Matheus Nicolau também participarão do projeto.

Serviço 

Liga de Mercado Financeiro da Faculdade de Engenharia de Bauru

Telefone: (17) 99117-1100
Site: medium.com/liga-de-mercado-financeiro-feb
Facebook: www.facebook.com/LigadeMercadoFEB/
Instagram: @ligademercadofeb

Curso gratuito forma agentes culturais em Bauru
Evento beneficente “Arraiá da Praça” chega a sua 3ª edição neste sábado (2)
Projeto de grafite em Bauru tem programação gratuita com oficinas e exposições
Conheça 5 cachoeiras incríveis que ficam a 100 quilômetros de Bauru
10 dicas de decoração para as festas de Halloween dos bauruenses
TAGS:educação financeirafaculdade de engenharia de bauruLiga Mercado Financeiro FEB
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print
ByPaula Borim
Jornalista que ama falar sobre os mais variados assuntos, é ligada no 220 e encontra na escrita seu sossego.
Artigo Anterior Todo mundo deveria mergulhar pelo menos uma vez e bauruenses dizem o porquê!
Próximo artigo Jovem bauruense cria própria marca de roupas agênero, que vestem homens e mulheres

Posts Recentes

  • 10 karaokês em Bauru para soltar a voz
  • Restaurante self-service na Getúlio abre para o jantar a partir de 8 de junho
  • Com entrada gratuita, Unisagrado realiza 1º Arraiá Gastronômico de 9 a 11 de junho
  • Evento em Bauru reúne mulheres para manhã com brunch e atividades ao ar livre
  • Vogue Casa de Moda oferece descontos de até 50% em junho
Social BauruSocial Bauru
Follow US

© Social Bauru 2026 | Política de Privacidade | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?