Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
Social BauruSocial Bauru
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
Reading: Chácara office: empresa bauruense cria modelo híbrido de trabalho no meio da natureza
Share
Social BauruSocial Bauru
  • Agenda
  • Cinema
  • Onde ir
  • Destaques
Busca
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
  • Sobre
  • Contato
  • Media Kit
Social Bauru | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados | 2024
Social Bauru > Blog > Destaques > Negócios / Tecnologia > Chácara office: empresa bauruense cria modelo híbrido de trabalho no meio da natureza
Negócios / Tecnologia

Chácara office: empresa bauruense cria modelo híbrido de trabalho no meio da natureza

Raphael Bonini
By Raphael Bonini
Publicado 13/09/2021
Share
SHARE

Em meio a árvores, cantos de pássaros, um pomar, espreguiçadeiras, celulares e notebooks, um grupo de programadores desenvolve uma nova funcionalidade para um software de gerenciamento de comunicação. Após uma pausa na sinuca e na disputa no fliperama, as ideias começam a fluir com mais facilidade. Assim que terminarem as atividades do dia, uns vão jogar futebol e outros vão descansar em um dos quartos. 

Índice
  • Inovar em paz
  • Pensar “fora da caixa”
  • Sala de jogos? Nada disso, uma chácara!
  • Sete mil clientes

A partir de hoje (13), essa vai ser uma cena comum em uma chácara de Piratininga comprada pela Ikatec, empresa bauruense de desenvolvimento de softwares. Com 5 mil metros quadrados, o espaço será um ambiente para os quase 90 colaboradores usarem tanto para trabalho quanto para socialização. 

Chácara da Ikatec

Inovadora, a ideia dos sócios Edson Alves, Ailton Fabri e William Oliveira surgiu durante a pandemia, especificamente em setembro do ano passado. Enquanto viam outras empresas instituírem home office ou incentivarem coworkings, eles foram na direção da volta moderada ao trabalho.

“Começamos a imaginar um cenário em que os funcionários não voltariam ao escritório, mas ao mesmo tempo teriam dificuldade de ficar em casa, devido a todas as distrações. Precisávamos de um ambiente misto”, diz Aílton.

Trabalhando na chácara

Por isso, o trio denomina a chácara como modelo híbrido, entre local de trabalho e descanso, com uso esporádico. “Pode trabalhar no escritório e um pouco em casa. Aí, em algum dia da semana, dependendo da necessidade, pode vir aqui para aproveitar o espaço livre”, explica Fabri.

Dessa forma, a expectativa é que o escritório em meio à natureza seja um espaço de criatividade e experimentação para incentivar novas ideias, mas também de relaxamento para manter a motivação. É para inovar embaixo de uma árvore com o pé para o alto. “Os colaboradores podem trabalhar em um ambiente ‘verde’ e com mais tranquilidade”, comenta Edson. A ideia é que cenas como a descrita no primeiro parágrafo sejam o motor da inovação. 

Inovar em paz

A chácara vai ter quartos, sala de reuniões, um pátio para refeições (com churrasqueira e forno para pizza), sinuca, fliperama, bar, lago, pomar, deck, campo de futebol e playground. Vai ter também wi-fi disponível na chácara inteira, o que possibilita sentar e trabalhar em qualquer lugar, incluindo nas mesas e pufes espalhados pelo local.

Trabalhando na chácara

A inspiração veio de empresas de tecnologia como o Google, cuja sede é um campus. Entretanto, eles dizem ser um conceito diferente, pois a chácara cria um espaço extra, onde o colaborador pode ficar livre e ‘imerso na natureza’, ou seja, em uma área afastada da cidade.

Uma mistura de inovação com o respeito aos funcionários, o que, para o trio, traduz a cultura da Ikatec. “Nós temos a veia de inovar sempre, inclusive nos processos, e pensamos nisso na hora de criar um ambiente agradável para os nossos colaboradores”, comenta Edson.

Comum nas novidades, as modificações ainda serão rotina no espaço. Dá para dizer que a chácara está em “versão beta”, ou seja, aberta para alterações de acordo com o aprendizado na prática. “É um novo jeito de trabalhar”, explica Alves, “por isso, vamos aprender em conjunto com os colaboradores para entender até onde a gente quer chegar”. 

Trabalhando na chácara

Pensar “fora da caixa”

Por enquanto, a Ikatec libera a chácara para os colaboradores em dias alternados, como bônus aos fins de semana – inclusive podendo levar a família – ou para trabalhos específicos por setores. “Quando uma tarefa dá uma enroscada, aí pode vir aqui, passa uns dois dias focados e tenta destravar”, diz Edson.

Fora o público interno, a Ikatec pretende, futuramente, abrir a chácara para outras atividades, como receber clientes para falar sobre o software, sediar eventos como hackathons e organizar networkings. 

“A gente quer motivar o ecossistema de inovação e tecnologia aqui de Bauru”, resume Edson. Aílton explica como será na prática. “Queremos sentar aqui na chácara para trocar ideias com outras empresas e pessoas da área, saber como combinar os nossos produtos com os deles, fechar negócios, etc”.

Além disso, eles querem incentivar outros a pensarem “fora da caixa”, assim como eles fizeram na compra da chácara. “A gente é muito de compartilhar. Não costumamos fechar nossas ideias. Pelo contrário, já pensamos aqui que se alguém quiser fazer algo parecido com esse espaço, vamos até ajudar explicando como fizemos e o que estamos aprendendo”, conta.

Sala de jogos? Nada disso, uma chácara!

Tradicional na área tecnológica, uma área recreativa estava nos planos da Ikatec. O “problema” era o rápido crescimento. Toda nova sala na sede na Rua Sérgio Arcângelo era logo tomada por novos funcionários. “A ideia então foi trazer os espaços mais livres e criativos para a chácara”, conta Aílton.

Esse crescimento é resultado da criação de uma plataforma que mudou os rumos da Ikatec, em 2018. Fundada pelo bauruense Edson há uma década, como projeto de faculdade, a empresa desenvolvia programas para organizar o dia a dia de segmentos como salões de beleza e restaurantes.

Trabalhando na chácara

Nesse período, foram anos de aprendizado e de novas relações para o Edson. Em 2014, o fundador conheceu o catarinense William, parceiro de alguns projetos. Três anos depois, foi a vez do bauruense Aílton entrar na empresa, após ser cliente, ficar interessado em investir e se reunir com o Edson em “vários cafés”. 

Hoje sócios, os três – todos formados em T.I. – se combinam nas decisões, “cada um na sua especialidade, e cada um com sua visão”, conta Fabri. “E somos muito democráticos, então toda a decisão é tomada em conjunto e considerando a opinião dos colaboradores”.

Uma dessas decisões do trio, em 2018, foi justamente aquela que transformou a Ikatec: aprimorar a Digisac, uma plataforma de comunicação multicanal criada pela empresa bauruense há 3 anos e que virou o maior produto da desenvolvedora.

Sete mil clientes

A plataforma multicanal de atendimento DigiSac é um gerenciador de comunicação empresarial para vários canais, como Telegram, WhatsApp, SMS, Web Chat, entre outros. 

Com o gerenciamento proporcionado pela DigiSac, o atendimento para empresas com comunicação digital é otimizado, pois a plataforma realiza o trabalho de forma simplificada como um PABX para a comunicação em nossa era. Ela centraliza e ramifica os atendimentos, interliga toda estrutura de comunicação da empresa em filas, por departamento ou individual e realiza transferências entre eles. Além disso, também faz o “tagueamento” de clientes e atendimento automatizado com robô.

A plataforma pode ter integração com vários sistemas do mercado, realizando consultas e respostas automáticas, como envio de boletos, documentos, etc.

Somada a uma diversidade de recursos, o serviço oferece um painel de gestão que ajuda os gestores e supervisores a acompanhar em tempo real os atendimentos das equipes, além de disponibilizar dados para avaliação de desempenho e atendimento.

Hoje, a Digisac atende mais de 7 mil empresas em todo Brasil, em todos os estados e em praticamente todos os nichos de mercado, por exemplo pizzarias, lojas de varejo, cemitérios, indústrias e serviços. Entre os clientes, estão empresas conhecidas, como CVC, Shell, Faber Castell, Bimbo e outras marcas mundiais, nacionais e regionais.

O projeto da Ikatec é levar a DigiSac a mais clientes de forma descomplicada, acessível e diversa, em projetos específicos ou marketplace, como explica William. “A nossa meta é: não importa qual seja a comunicação entre empresa e cliente, a plataforma vai contribuir”, finaliza.

Enquanto pensam em novas funcionalidades e aprimoram outras, aproveitam o ar puro da chácara. E pode apostar que uma dessas inovações vai nascer de alguém em uma espreguiçadeira com um notebook no colo antes de uma partida de futebol.

publieditorial

Serviço
Ikatec
Endereço: Rua Sérgio Arcângelo, 1-49
Site: www.ikatec.com.br | www.digisac.com.br
Contato: (14) 3103-7800 | (14) 3281-1338 (WhatsApp)
Instagram: @ikatec.software | @digi.sac
Facebook: /Ikatec | /DigiSac

Bauru recebe festa com dois ambientes e 13 horas de duração neste sábado (11)
Inauguração da Sleep House em Bauru
Opções de Dias dos Namorados na Bom Jesus Floricultura
Jovens empresários de Bauru dão dicas para quem quer abrir um negócio
Evento reúne 8 especialistas em e-commerce para debater estratégias de crescimento
TAGS:digisacikatectecnologiati
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print
ByRaphael Bonini
Formado em jornalismo e design, entrou na área para falar sobre cultura e esportes, embora ame escrever sobre tudo. Adora séries, filmes, livros, músicas e artes gráficas
Artigo Anterior A Tetê Confeitaria chegou no Villaggio Mall!
Próximo artigo White Sunset celebra 14 anos da banda Fabrício Flores neste sábado (18)

Posts Recentes

  • 12º Rock’n Hope – Domingo
  • 3ª Caminhada da Clínica da Família APAS Bauru
  • Lançamento do livro “Um ato de amor”
  • 12º Rock’n Hope – Sábado
  • 12º Rock’n Hope – Sexta-feira
Social BauruSocial Bauru
Follow US

© Social Bauru 2026 | Política de Privacidade | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?