Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
Social BauruSocial Bauru
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
Reading: Conheça seis mulheres que comandam a cozinha dos restaurantes de Bauru
Share
Social BauruSocial Bauru
  • Agenda
  • Cinema
  • Onde ir
  • Destaques
Busca
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
  • Sobre
  • Contato
  • Media Kit
Social Bauru | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados | 2024
Social Bauru > Blog > Destaques > Cultura / Comportamento > Conheça seis mulheres que comandam a cozinha dos restaurantes de Bauru
Cultura / Comportamento

Conheça seis mulheres que comandam a cozinha dos restaurantes de Bauru

Letícia Pinho
By Letícia Pinho
Publicado 08/03/2022
Share
SHARE

“Quantas mulheres você está vendo nessa cozinha? Sou a única. Por que será, hein? Porque a gastronomia tem uma hierarquia antiquada de regras escritas por estúpidos e velhos – por homens! Regras criadas para impedir que as mulheres entrem neste mundo. Mas eu ainda estou aqui.”

Índice
  • Mulheres nas cozinhas de Bauru
  • Conheça seis chefs
    • Ana Beatriz Demarchi e Silva
    • Deborah Franciscato
    • Denise Bologna
    • Erica Morandi
    • Izabela Sesquini
    • Izabella Borges

Esse discurso é feito por Colette Tatou, personagem do filme Ratatouille. Apesar de ser uma obra de ficção, a cena não deixa de retratar o que acontece na maioria das cozinhas profissionais. O Guia Michelin de 2018 indicou que apenas 5% dos restaurantes com estrelas no mundo são comandados por mulheres.

Mulheres nas cozinhas de Bauru

Aqui em Bauru, as mulheres que assumem as cozinhas tentam reverter esse quadro. Embora comentem que ainda há diferenças, elas veem as oportunidades crescerem cada vez mais.

“Aquela ideia de que mulher só cozinha em casa está cada dia mais ultrapassada. Conseguimos mostrar que temos capacidade e o respeito existe”, comenta Deborah Franciscato. “É lindo quando me perguntam quais são as pessoas conhecidas que mais me inspiram no ramo de gastronomia e eu penso logo em mulheres que batalharam demais para estarem onde estão”, completa Ana Beatriz Demarchi.

Conheça seis chefs

Ana Beatriz Demarchi e Silva

Ana Beatriz se formou em Gastronomia em 2016, mas já tinha feito cursos de confeitaria e chocolates. Sua especialidade são os doces.

Ela conta que decidiu entrar na área porque gostava de cozinhar para amigos e professores da época da escola. Também fala sobre a influência da avó e dos pais. “Cresci com eles recebendo pessoas especiais e pensando em cada detalhe da comida e do cardápio”, lembra a profissional.

A bauruense já trabalhou em uma gourmeteria universitária e atualmente tem sua própria empresa de doces. Além de preparar, ela também gosta muito de comer. E para compartilhar essa paixão, em 2017 ela criou o perfil @tipsbyanabia no Instagram, onde faz publicações sobre os lugares que frequenta e os pratos que prova.

“Pode parecer o maior clichê do mundo, mas o ato de cozinhar pra mim é amor. Cozinhar e comer, para mim, representam a felicidade em todos os momentos, por menores que sejam. Estar presente, reunir pessoas e valorizar cada segundo é sonhar acordada”, completa Ana.

Ela ainda acrescenta que ama fazer risoto, desde uma prova da faculdade específica sobre esse prato. “Acho que é um dos preparos mais versáteis, requer atenção em cada etapa e uma construção de sabores”, finaliza.

Deborah Franciscato

Deborah é formada em Nutrição e entrou no curso de Gastronomia para aperfeiçoar seus conhecimentos na cozinha. Logo no início da formação, se identificou muito e acabou decidindo que queria trabalhar com isso.

Hoje, ela é especialista em confeitaria clássica francesa, sendo proprietária e chef de confeitaria do L’Atelier Sucré há dez anos. “Aqui já fiz de tudo, faço de tudo. Temos que conhecer a importância de cada cargo, as dificuldades, os processos, para então conseguirmos liderar”, pontua Deborah.

Para ela, o bolo é uma das preparações mais impressionantes, além de agradar todo mundo. “Eu acredito que a comida reúne pessoas e está presente em muitos momentos de alegria. Não tem sentimento melhor do que preparar algo com carinho e depois receber um sorriso de satisfação de quem degustou. Vale mais do que qualquer coisa! Cozinhar me deixa feliz”, completa ela.

Hoje, 80% da cozinha comandada por Deborah são mulheres.

Denise Bologna

Denise tem Biologia como sua primeira formação, tendo trabalhado muitos anos com pesquisa na área da genética médica. Mesmo trabalhando na área da saúde, ela organizava jantares e festas para amigos e família, além de ter um programa semanal em TV aberta em 1997.

Quando criou coragem, largou a profissão de bióloga e se profissionalizou em gastronomia. “Trabalhei no L’ami, na época comandado pelo Erick Jacquin, e no Pomodori, do Jeferson Ruela”, lembra a chef.

Denise fez pós-graduação na Argentina e cursos na França e atualmente também é professora universitária de graduação, pós e MBA. “Como consultora abri vários restaurantes até abrir o meu aqui em Bauru. O Grão3 foi uma grande empreitada. Mas hoje sei que todas as oportunidades e experiências ao longo desses 25 anos de cozinha formaram a minha desenvoltura em uma cozinha profissional”, conta ela.

Este ano, ela entregou mais um restaurante como consultora, o Filipa Bistrô, na Avenida Comendador José da Silva Martha.

Para ela, o empoderamento feminino ajudou a superar as discrepâncias no setor. “Mulher trabalha duro também, consegue ficar horas em pé na cozinha, sem o famoso ‘mimimi’ que fomos taxadas por muito tempo. Isso nos colocou em um equilíbrio na profissão”, comemora.

Para Denise, cozinhar não é simplesmente “matar a fome”. “Preciso passar uma experiência de cuidado e carinho. Uma simples refeição, por menos tempo que tenha, nunca será uma comida qualquer”, completa a bauruense.

Erica Morandi

Erica também fez gastronomia como segunda opção. Ela é formada em Administração com mestrado em Engenharia de Produção e pesquisa em Gestão Ambiental.

A chef sempre foi adepta à alimentação saudável. Por influência das filhas, que se tornaram veganas em 2011, ela começou a conhecer mais sobre esse estilo de vida. “Decidi buscar mais conhecimentos a respeito e aplicar técnicas da gastronomia baseada em plantas. Assim surgiu a Orango Mango, com o intuito de trazer uma alimentação saudável e consciente”, destaca.

Ela é professora de gastronomia desde 2009 com disciplinas ligadas à gestão, como administração, empreendedorismo e marketing para bares e restaurantes. Também ministra aulas sobre cozinha vegana. “A cozinha representa o mundo que eu idealizo e acredito para que tenhamos, mundialmente falando, uma condição melhor de vida. Uma cozinha de amor e respeito ao próximo e ao nosso planeta”, conclui Erica.

Izabela Sesquini

A chef Izabela também se formou em Gastronomia e é PitMaster e Parrilleira, especialista em carnes defumadas. Ela conta que fez o curso por hobby e acabou se apaixonando. “No segundo ano do curso, saí da empresa em que trabalhava e comecei a vida nas cozinhas”, conta.

Ela trabalhou em alguns estabelecimentos da cidade e atualmente é proprietária da Fogueria BBQ. Segundo ela, a exibição de reality shows voltados para gastronomia vem ajudando a mudar o cenário quando o assunto é liderança feminina.

“Um fato interessante é que quem sempre ‘comandou’ as cozinhas foram as mulheres, porém só começou a ser reconhecido como um cargo ou ‘lugar de poder’ quando os homens assumiram”, comenta Izabela.

A paixão da bauruense pelas carnes vem inspirada pelo pai, a quem ela sempre acompanhou nos churrascos. Hoje, ela conta que cozinhar é o que a dá prazer. “E eu quero que quem for comer a minha comida possa sentir isso também”, conclui.

Izabella Borges

Izabella se formou em Gastronomia e não tem uma única especialidade. Atualmente, ela atua como personal chef, o que faz com que seu trabalho seja bastante diversificado.

Antes de encarar a cozinha como profissão, ela chegou a ir para Campinas para cursar Direito na PUC. “Lá eu entendi que não era o que eu queria, não era o que me brilhava os olhos. Voltei na metade do curso e comecei a trabalhar com o meu pai que é o melhor cozinheiro do mundo”, lembra ela.

Na empresa do pai, Izabella fez de tudo – limpou chão, recolheu mesas, cozinhou, fez atendimento e às vezes chegava a trabalhar durante quase 12 horas por dia. Além dele, a bauruense também lembra a influência da família mineira.

Como mulher em cozinhas profissionais, Izabella conta que passou por episódios de desrespeito, mas com o tempo conseguiu se impor no ramo.

Ela alega que não tem uma comida preferida, nem para cozinhar, nem para comer. Gosta de fazer o que tem vontade ou o que as pessoas têm vontade. “É assim que tenho as maiores referências de afeto: pela comida, pela refeição, pelo acalento. Cozinhar é um ato de amor. Eu te garanto que esse é o melhor e mais refinado tempero que existe”, finaliza a profissional.

Este conteúdo é patrocinado pelo Primeira Mesa.

O aplicativo Primeira Mesa está em Bauru e já reúne diversos restaurantes da cidade. Com o intuito de preencher as mesas dos estabelecimentos logo no primeiro horário de funcionamento, o app traz benefícios a quem procura por uma experiência gastronômica.

Os usuários do app ganham 50% de desconto em todos os pratos, como entradas, pratos principais e até sobremesas. Além da economia, ainda é uma forma de evitar filas e ter um atendimento rápido e mais exclusivo.

Saiba mais clicando aqui.

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas
Boulevard Shopping promove carreata para anunciar a magia natalina
Festival de Inverno terá início na próxima segunda (26) em Bauru com apresentações culturais
Quem você agradece por ser a pessoa que se tornou hoje?
Como é morar entre amigos? Bauruenses comentam a experiência
TAGS:dia internacional da mulhergastronomiamulheres na cozinha
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print
ByLetícia Pinho
Jornalista formada pela Unesp/Bauru. Gosta de esportes, música, fotografia e podcasts. Tuiteira de plantão, apaixonada por obras de terror e buscando estar engajada nas coisas em que acredita.
Artigo Anterior Inauguração do Hangar Crossfit
Próximo artigo Loja colaborativa Empodera Elas no Boulevard Shopping

Posts Recentes

  • 12 espaços em Bauru para aproveitar o fim de semana de Dia das Crianças
  • Academia Allp Fit chega a Bauru com aulas coletivas, sauna e espaço kids
  • Grupo S3 realiza show para gravação de projeto audiovisual neste sábado (17)
  • Jardim Botânico abre pré-inscrição para oficina de mosaico até segunda-feira (12)
  • Imersão de empreendedorismo e negócios abre inscrições para jovens do 9° ano até o Ensino Médio
Social BauruSocial Bauru
Follow US

© Social Bauru 2026 | Política de Privacidade | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?