Em cerca de 30 dias, um galpão na Rua Padre Francisco Van der Maas foi transformado. Mesas importadas, iluminação profissional, piso antiderrapante e paredes amarelas – cor escolhida a dedo para contrastar com a bolinha de tênis de mesa.

Assim nasceu o Horus Tênis de Mesa, o mais novo centro de desenvolvimento esportivo de Bauru, com uma proposta que vai muito além do jogo.
“Evoluir é a maior vitória” é o lema da Horus, e ele diz muito sobre quem está por trás do projeto: Claudio Massad e Adilson Toledo.
“A gente viu uma necessidade de começar um projeto diferenciado, com qualidade, com profissionais de excelência”, conta Adilson. “Desde crianças que querem iniciar uma modalidade como lazer até idosos que buscam uma atividade que trabalhe não só o físico, mas o cognitivo também.”
A dupla se uniu com um objetivo de criar um espaço que atendesse o tênis de mesa em todos os seus âmbitos, ou seja, não só formar atletas, mas ser um espaço de desenvolvimento de foco, reflexo e qualidade de vida.
Uma parceria antiga
A dupla Claudio e Adilson não é nova. Toledo esteve ao lado do atleta como técnico, trabalhando o desenvolvimento técnico, tático e emocional em ciclos decisivos da carreira, indo de competições nacionais a palcos por todo o mundo.

Além disso,ambos fizeram parte da diretoria fundadora da Associação Nova Era, voltada ao desenvolvimento social do tênis de mesa via captação de recursos públicos.
Centro de desenvolvimento
Entretanto, o projeto dos dois era construir algo próprio. De preferência, uma estrutura que crescesse por mérito e gestão privada.
O convite de Adilson à Claudio veio em setembro de 2025. Já em outubro, as obras começaram. Um mês depois, a unidade de Brasília foi inaugurada. No mesmo dia, anunciaram que Bauru seria o próximo passo. “O Cláudio é bauruense, tem visibilidade na cidade. Bauru sempre esteve no radar”, explica Adilson.

Para completar o time, dois empresários entraram como sócios: José Shiota e Roberto Coelho, ambos com experiência em multinacionais. A soma não poderia ser mais estratégica: expertise técnica, visibilidade esportiva e gestão corporativa, tudo no mesmo projeto.
Horus de Bauru
O Horus de Bauru abriu as portas neste mês de maio, já com 30 alunos matriculados.
O Centro funciona das 7h às 21h, contemplando três modalidades: iniciantes, seleção (para quem busca evolução mais intensa e treina diariamente) e aulas particulares – sendo possível treinar de uma vez por semana até todos os dias.
Vamos estar trabalhando com eventos corporativos, torneios, workshops, e outras atividades para as quais o nosso espaço também está aberto. As aulas correntes acontecem todos os dias.
Comenta Adilson.
Mais que raquetes
Mas os números e as aulas não contam toda a história.

No primeiro dia de inauguração, o centro já foi procurado pelo GAP, o ‘Grupo Amigos do Parkinson’. Isso porque estudos recentes indicam que otênis de mesa, por exigir coordenação motora fina e tomada de decisão rápida, é especialmente benéfico para portadores de Parkinson e Alzheimer.
“Temos alunos que já emagreceram mais de 10 quilos em seis meses (em Brasília). Temos pessoas com Parkinson que conseguem controlar melhor os movimentos das mãos. Crianças que melhoraram as notas na escola”, lista Adilson.
Claudio reforça com uma história pessoal: certa vez, adormecendo ao volante voltando de São Paulo, acordou já entrando na ribanceira.
“Consegui voltar, porque a tomada de decisão foi muito rápida. Meu controle emocional também, aí consegui segurar o carro. Graças ao esporte”, conta o atleta. “Várias pessoas já relataram isso para a gente, evitar um acidente de trânsito por conta do reflexo desenvolvido no tênis de mesa”.
É daí que surge uma proposta que vai além de ensinar como jogar tênis de mesa. É pensar o esporte como formação e bem-estar. “O tênis de mesa entra em vários âmbitos da vida”, diz Adilson.
Bauru (de volta) no mapa nacional
Para acompanhar a proposta, a estrutura chama a atenção. A parceria com a Joola, marca que também patrocina Hugo Calderano, garante que os equipamentos do Horus estejam no mesmo nível usado nas competições internacionais.
Mesas importadas, raquetes e bolinhas de alta performance compõem um ambiente que, segundo os fundadores, pouquíssimos centros no Brasil conseguem oferecer.

Com isso, o grupo tem planos ambiciosos. “Bauru foi referência nacional no tênis de mesa há mais de uma década. A gente quer voltar a ser essa potência: entregar atletas para a seleção brasileira”, afirma Cláudio. Além disso, São Paulo e Rio de Janeiro estão no horizonte de expansão.
“É um esporte para todos. Qualquer pessoa pode praticar e sair, em todos os âmbitos, melhor do que entrou.”
Resume Claudio.
Serviço
- Horus Tênis de Mesa
- Endereço: Rua Padre Francisco Van Der Maas, 8-41
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 12h.
- Contato: (61) 99455-2332
- Instagram: @horustenisdemesa
Confira a carreira de Claudio Massad
- Medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024;
- Campeão dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023;
- Campeão Parapan-Americano em 2017;
- Bicampeão Parapan-Americano por equipes;
- Diversas medalhas em etapas do Circuito Mundial da ITTF;
- Medalhas internacionais conquistadas em países como Chile, Argentina, Espanha, República Tcheca, Eslovênia, Costa Rica, Holanda e Montenegro;
- Atleta do SESI-SP;
- Comentarista de tênis de mesa no SporTV;
- Formação em Direito e Educação Física.
Confira a carreira de Adilson Toledo
- Formação de atletas para a Seleção Brasileira de base;
- Técnico de atletas da Seleção Paralímpica, estando presente no Mundial de 2022;
- Diretor Técnico da Federação de SP em 2019.

