Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
Social BauruSocial Bauru
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
Reading: Bauruense supera 9 cirurgias após acidente e se prepara para correr maratona neste domingo (20)
Share
Social BauruSocial Bauru
  • Agenda
  • Cinema
  • Onde ir
  • Destaques
Busca
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
  • Sobre
  • Contato
  • Media Kit
Social Bauru | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados | 2024
Social Bauru > Blog > Destaques > Cultura / Comportamento > Bauruense supera 9 cirurgias após acidente e se prepara para correr maratona neste domingo (20)
Cultura / Comportamento

Bauruense supera 9 cirurgias após acidente e se prepara para correr maratona neste domingo (20)

Cristian Bessone
By Cristian Bessone
Publicado 15/09/2026
Share
SHARE

Uma colisão frontal em uma rodovia de São Manuel, em 2019, mudou a rotina do bauruense Bruno Righetto, professor de Educação Física e nutricionista.

Índice
  • De passo em passo
  • A virada de chave

O carro do profissional colidiu de frente com outro veículo, que trafegava na contramão e sem os faróis acesos. O impacto resultou em nove cirurgias: cinco na perna, duas no abdômen, duas no braço, além do uso de bolsa de ostomia.

“Foi um choque — literalmente. Num segundo eu estava seguindo minha vida normalmente, no outro minha rotina inteira precisava ser reconstruída do zero”, relembra.

Durante dois anos, Bruno utilizou cadeira de rodas e bengala para se locomover. Os médicos descartavam a possibilidade de ele voltar a andar sem auxílio, e mais ainda a de praticar esportes.

Mas o próprio diagnóstico se tornou ponto de partida para a recuperação.

De passo em passo

A recuperação seguiu por metas diárias e progressivas. O processo começou com ações simples, como permanecer em pé por um minuto durante o banho, até a retomada completa dos movimentos.

“O que me incentivou a tentar foram justamente os prognósticos negativos. Quando os médicos disseram que talvez eu não voltasse a andar, e muito menos a praticar esportes, eu entendi que aquilo era uma média, não uma sentença”, conta.

Em paralelo à reabilitação, Bruno concluiu a graduação em Educação Física pela Unesp em 2019. Na mesma instituição, cursou mestrado e doutorado voltados a desenvolvimento humano, tecnologias e reabilitação. Hoje, soma-se a isso a formação em Nutrição e a docência na Unisagrado e na própria Unesp.

A virada de chave

A corrida, praticada antes de forma recreativa, passou a integrar o processo de reconstrução. A primeira meta foi caminhar o percurso completo da Prova Internacional de São Silvestre. Depois vieram duas edições da São Silvestre e quatro meias maratonas.

O próximo desafio é a Maratona de Buenos Aires, neste domingo (20), e a preparação é longe de ser fácil: de 2 a 3 horas de treino por dia e uma média de 50 a 60 km rodados por semana, conciliados, claro, com a rotina de sala de aula.

“A reabilitação me ensinou que o corpo responde à constância, não à pressa. A reabilitação não devolve só o movimento, ela devolve a esperança”, destaca Bruno.

Parque Vitória Régia receberá Exposição de Carros Antigos de Bauru com 400 automóveis
Agenda do Fim de Semana – 29, 30 e 31 de Agosto
5ª edição do “Cevadas Literárias” será em novo espaço em Bauru nesta terça-feira (17)
Irmãos bauruenses fazem sucesso nacionalmente com Instagram de culinária
Anitta é confirmada na programação da 41ª FACILPA em 2018
TAGS:comportamentocorridamaratona
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print
Avatar photo
ByCristian Bessone
Jornalista
Follow:
Jornalista em Graduação pela Unesp - Bauru, Cristian sempre gostou muito de audiovisual, semeando um tipo de conteúdo mais próximo de seu público. Entre seus hobbies estão futebol, corrida e gravação de vídeos. Contato: [email protected] | Instagram: @crisbessone
Artigo Anterior Victor Sarro apresenta espetáculo de “O Rei da Quinta Série” nesta quinta-feira (17)
Próximo artigo Conheça o Underground 014: plataforma conecta a cena musical de sete cidades da região

Posts Recentes

  • Focada em moda feminina, Bella Store inaugura unidade em Bauru
  • Castelinho das Unhas leva proposta de esmalteria premium ao Boulevard Shopping
  • Ensino Médio do Colégio Chaminade oferece mentoria individual e foco em vestibulares
  • Lancer Experience
  • Programa de Estímulo à Cultura destina R$ 315 mil a projetos culturais; veja como participar
Social BauruSocial Bauru
Follow US

© Social Bauru 2026 | Política de Privacidade | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?