Há mais de dez anos, o projeto de extensão “Ativa Parkinson” da Unesp disponibiliza atividades gratuitas de educação física e psicologia para pessoas diagnosticadas com a doença de Parkinson e seus cuidadores.
No dia 27 de setembro, às 7h40, no Parque Vitória Régia, eles realizam mais uma ação: o ‘Aulão no Parque’, atividade física aberta para todos em apoio à conscientização e tratamento do Parkinson.
A entrada é gratuita e não precisa de cadastro prévio.
Como funciona o projeto
Nos outros encontros, o projeto é dividido em dois eixos de atuação:
- Educação Física: aulas realizadas às segundas, terças e quintas-feiras, às 8 horas. As atividades físicas são direcionadas de forma específica para as necessidades dos pacientes com a doença;
- Psicologia: encontros às quintas-feiras, às 8 horas. O trabalho funciona por meio de grupos de partilha (terapêuticos), proporcionando um espaço focado na escuta, na convivência e na troca de experiências entre pacientes e cuidadores.
As atividades desenvolvidas baseiam-se em estudos científicos produzidos na Universidade Estadual Paulista (Unesp), com a proposta de aproximar a pesquisa acadêmica das demandas da população e promover saúde e qualidade de vida.
A equipe responsável pela execução do projeto é formada por estudantes, pós-graduandos e professores da Unesp. Além disso, o grupo engloba a atuação de estudantes dos cursos de fisioterapia e de medicina de outras faculdades para dar suporte às diversas necessidades que surgem durante os atendimentos.
Serviço
Projeto Ativa Parkinson
Endereço: Quadra do Departamento de Educação Física da Unesp
Data: Segundas, terças e quintas-feiras, às 8h
Contato: @ativaparkinson

