Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
Social BauruSocial Bauru
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
Reading: Mulheres bauruenses falam do empoderamento dos cabelos cacheados
Share
Social BauruSocial Bauru
  • Agenda
  • Cinema
  • Onde ir
  • Destaques
Busca
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
  • Sobre
  • Contato
  • Media Kit
Social Bauru | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados | 2024
Social Bauru > Blog > Destaques > Cultura / Comportamento > Mulheres bauruenses falam do empoderamento dos cabelos cacheados
Cultura / Comportamento

Mulheres bauruenses falam do empoderamento dos cabelos cacheados

Giovana Romania
By Giovana Romania
Publicado 01/11/2016
Share
SHARE

crespa-topo

A sociedade impõe diversos padrões, principalmente nas mulheres: alta, magra; não tão alta, não tão magra. Seios pequenos não pode, muito grandes também não. É um jogo constante com o psicológico de incontáveis mulheres por todo o mundo. Mais um desses padrões impostos é o ódio ao cabelo cacheado, crespo, enrolado, afro, black ou qualquer uma dessas variações. O cabelo liso é imposto e isso já faz tempo.

O movimento de mulheres negras afirma que essa construção social está enraizada com o preconceito racial. “Sempre sofri preconceito por causa do cabelo, especialmente quando mais nova. Os apelidos na escola eram ‘neguinha do cabelo duro’”, afirma a dona do salão Ponto da Beleza, Carol Souza. “Cabelo longo está associado à feminilidade, assim como cabelo “ruim” está associado à negritude. São construções sociais tão repetidas que a gente passa a ver essas associações como naturais”, escreveu Aline Silva para as Blogueiras Negras.

Para que os apelidos racistas parassem, a maioria das pessoas – desde muito novas, até mesmo crianças – buscavam alternativas. Antigamente, os recursos para alisar o cabelo não eram comuns ou de fácil acesso. Por esse motivo, andar com o cabelo sempre preso era a “solução dos problemas”. Apesar dos cabelos crespos, afro e enrolados já terem tido seu tempo áureo, sempre foram instrumento de resistência. Continuam sendo até hoje.

Atualmente, cresce o feminismo e com ele o empoderamento. O feminismo negro e interseccional lutam para que as mulheres tenham, não só um poder de escolha, mas uma onda de pensamento positivo que empodera e eleva a autoestima. “Hoje, aos 31 anos, eu tenho amor pelo meu cabelo. Me sinto linda, e com um diferencial”, afirma a bauruense Aline Planellas. “Infelizmente, muitos precisam quebrar a cara, assim como eu, que danifiquei meu cabelo, para que vejam que tudo isso é besteira”, completa.

A mídia reforça esse padrão constantemente, basta procurar em listas dos cortes de cabelo mais desejados do ano. No entanto, cada vez mais, os movimentos crescem, as mulheres se empoderam e se sobressaem a esses obstáculos. “Os jovens devem reconhecer e valorizar a textura do seu cabelo. Tudo isso é uma herança genético. Cada um é um ser único com suas qualidades, querer modificar isso é alterar essa característica única de si”, afirma Greice Luiz, militante e jornalista. “Atualmente estou de tranças, uma outra alternativa para valorizar a ancestralidade”, finaliza.

Aldeia Indígena na região de Bauru reúne etnoastronomia, esporte e cultura em gincana gratuita
Você sabe os significados da bandeira de Bauru?
Taco Cabana celebra 6 anos de pioneirismo em Gastronomia Mexicana com duas grandes noites!
Sereno faz show temático nesta sexta-feira (11), em Bauru
O Ravih Rooftop está participando do Prêmio Impera com o Guisado
TAGS:Baurubauruensebeleza baurucacho baurusalão baurusalao de beleza bauru
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Lançamento do Keune Bond Fusion
Próximo artigo Cantor bauruense lança cover de sucesso da boyband N’Sync

Posts Recentes

  • Lançamento do livro “Um ato de amor”
  • 12º Rock’n Hope – Sábado
  • 12º Rock’n Hope – Sexta-feira
  • Saideira e Ki Esfiha unem operações no bar próximo ao Camélias
  • Festa da Primavera na Bom Jesus Garden Center inicia nesta sexta-feira (11)
Social BauruSocial Bauru
Follow US

© Social Bauru 2026 | Política de Privacidade | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?