Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios e pessoas, a bauruense Patrícia Batista já trabalhou com diversos empresários, realizou mentorias com executivos e atuou na cultura organizacional de empresas.

A trajetória levou Patrícia a identificar um desafio comum entre líderes: a falta de autoconhecimento e de um ambiente para reflexão.
“Observo uma solidão dos executivos, pela falta de espaços para falar dos medos, do receio na tomada de decisões e da pressão de sustentar uma empresa. Conheço casos de empresários que estavam estagnadospor essa falta e avançaram após refletir sobre a vida”, diz Patrícia.
Rose Ferreira, consultora em auditoria trabalhista há mais de 20 anos, e Samira Garla, especialista em gestão de processos e governança há 10 anos, também sentem essa lacuna.


“Trabalhando junto a empresários no dia a dia, percebemos as necessidades além do conhecimento sobre negócios. Entendemos como a capacidade emocional contribui para a tomada de decisões”, comenta Rose, explicando como as empresas são afetadas nesse sentido. “É possível enxergar as pessoas por meio dos números, e também entender os números por meio das pessoas.”
Por isso, quando Patrícia, Rose e Samira fundaram a aceleradora de negócios SINCBRASIL, em setembro do ano passado, elas entenderam como o desenvolvimento da liderança passava pela reflexão sobre identidade e governança viva dos empresários.

O que é o Container Seguro?
Com esse pensamento, a SINCBRASIL criou o Container Seguro, um programa para executivos que visa oferecer um ambiente para ampliar a própria percepção. “É um espaço para eles se isolarem e recuperarem a soberania”, afirma Patrícia.

“Nós temos noção de que a empresa cresce até o limite emocional do empresário. Com o programa, queremos conectar todas as habilidades de um empresário bem-sucedido”, complementa Rose.
Ou seja, envolve primeiro quebrar expectativas, como, por exemplo a idealização de que o empresário não pode errar ou ter medo das decisões, para depois compreender exatamente quais são as habilidades que o fizeram ter sucesso.

Para empresários e líderes
Com essa proposta “disruptiva” de ser um programa para empresários a partir do olhar feminino, como enfatiza o trio, o Container Seguro visa desenvolver o aspecto humano dos empresários, de modo a torná-los líderes corajosos e “capazes de expandir o negócio com consciência”.

“Se ele não entender que existe uma interferência emocional nos negócios, pode até estudar em Harvard, na FGV e na Fundação Dom Cabral, mas vai continuar correndo o risco de decisões ruins”, diz Patrícia.
Por esse motivo, Samira explica que o Container Seguro não segue o formato de “treinamento, MBA, mentoria e outros tipos de curso”. “É algo realmente único para os empresários. Temos a ambição de ajudar o empresário a estar mais consciente de si”, complementa.

Seis imersões em Bauru
O Container Seguro conta com seis encontros a cada 15 dias pensados como imersões de oito horas, com atividades práticas, conteúdo teórico e participação de facilitadores experientes. A programação seguirá o formato:
- A abertura será conduzida pelo espanhol Guillermo Echegaray, autor, formador e conferencista em relações e conexões humanas. O profissional atua há décadas em diversos países, trabalhando o aprofundamento humano de grupos, executivos e processos.
- O segundo encontro terá o comando de Renata Vanucci, mestra em Performance Vocal, fundadora do Instituto Vozes de Cura e com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento humano por meio da voz.
- Em seguida, Pedro Marlon Correa conduz mais dois encontros. O profissional atua há mais de 10 anos no desenvolvimento humano em processos ligados à consciência, relações humanas e experiência sistêmica.
- O quinto encontro será sobre técnicas cênicas e experiência teatral, de modo a abordar vulnerabilidades e expressão autêntica. A facilitadora será Carol Rodrigues, atriz e arte-educadora formada na USP. Ela possui mais de 25 anos de experiência com gestão cultural e processos cênicos aplicados ao desenvolvimento humano e organizacional.
- Para finalizar, no sexto encontro, a SINCBRASIL comanda o encerramento da jornada propondo uma integração profunda entre identidade, liderança, relações humanas, governança e legado.
Vagas limitadas a 15 participantes
Durante os seis encontros, limitados a 15 participantes, o empresário fará parte de um grupo de pessoas com vivências similares, criando um ambiente seguro para compartilhar experiências e reconstruir a própria voz.
Inclusive, antes da inscrição, a SINCBRASIL fará uma seleção de pessoas que combinem com o grupo. Para saber como se candidatar ao Container Seguro, acesse www.sincbrasil.com.br/containerseguro.

O que é a SINC Brasil?
A SINCBRASIL é uma aceleradora de negócios, com serviços como governança, estratégia, gestão de pessoas, cultura organizacional, melhoria de processos e uso de tecnologias. O foco é o atendimento de médias e grandes empresas, especialmente em processos de transição familiar ou resolução de conflitos entre sócios.
A proposta reúne os mais de 60 anos somados da experiência e práticas das três sócias, além de uma rede de parceiros. Com isso, a ideia é ser uma empresa que entrega um olhar sistêmico de 360 para expandir os negócios e melhorar a performance de CEOs e executivos.

“Eu, a Patrícia e a Samira temos funções diferentes, então conseguimos atuar em diferentes pontos e pensar o negócio de maneira estratégica e global. Ou seja, nós nos complementamos”, comenta Rose.
“Fora nossa habilidade feminina de sermos detalhistas, o que garante um diagnóstico completo. Somos mulheres sentando à mesa com os empresários para entregar pragmatismo junto à sensibilidade do nosso olhar. Sempre com o propósito de promover uma melhor gestão para aumentar os ganhos das empresas”, finaliza.
![]()
Serviço
Container Seguro
Endereço: Sala 19 do Prime Square, na Avenida Getúlio Vargas, 22-25
Horário de funcionamento: de segunda a sexta
Contato: (14) 99156-9212
Site do Container Seguro: www.sincbrasil.com.br/containerseguro
Instagram: @sinc.brasil
Facebook: /Sincbrasil





