yoga-bauru4

Ele acalma, define o corpo e acima de tudo, promove o autoconhecimento. O Social Bauru conversou com a professora de Yôga, Marina Engler, que viu a sua vida mudar quando experimentou essa filosofia pela primeira vez. Depois de passar várias vezes em uma escola de Yôga e ficar curiosa para descobrir mais sobre essa técnica, Marina criou coragem e experimentou a primeira aula, há 18 anos. Hoje, ela é professora na escola Soma Espaço de Educação pelo Movimento e garante não ser mais aquela menina hiperativa e ansiosa graças ao Yôga. Abaixo, você confere os 6 motivos para incluir essa filosofia no seu dia a dia!

1. PROMOVE O AUTOCONHECIMENTO

O Yôga é uma filosofia prática para autoconhecimento e autotransformação. É o aprimoramento e desenvolvimento do ser humano e isso se deve às dificuldades de cada exercício. “Cada aluno reage de um jeito diferente. Tem gente que fica triste ou com raiva quando não consegue fazer um exercício. Algumas pessoas pensam até em desistir. Cada um tem um tipo de reação e é nessa hora que você vai detectar quem é você de verdade. Eu sou uma pessoa que fica com muita raiva quando não consegue fazer alguma coisa? Então eu vou trabalhar isso. Sentir raiva não vai resolver o problema. Você tem que tentar aprender. E assim, você muda a sua forma de encarar a vida.”, afirma.

2. AJUDA DE TODAS AS FORMAS

Se você é uma pessoa hiperativa, ele vai ajudar a você se estabilizar. Ele te acalma e te dá mais concentração, além de auxiliar a memória. Agora, se você é uma pessoa super cansada e preguiçosa, você vai ficar com mais energia. “Se você já é uma pessoa que não tem muito ânimo, o Yôga vai te dar um ‘up’! Ajuda os dois opostos!”, diz.

yoga-bauru1

3. NÃO PRECISA DE MUITO TEMPO

Sabe aquela desculpa de que você não tem tempo para fazer? Pois é, com o Yôga isso não rola. Essa técnica pode ser praticada todos os dias da semana ou até um dia só, como explica a profissional: “Eu sempre falo que o ideal é praticar todo dia porque é uma filosofia de vida. Mas se você não pode, um dia é melhor que nada! Você não tem tempo? Então faça um dia! Depende de você.”

4. O PROGRESSO É RÁPIDO

Marina conta que já na segunda aula, o aluno percebe a diferença. “Contando isso, parece que é mentira, mas tem que ir para experimentar. Você entra na aula de um jeito e já sai de uma outra forma. Talvez nem perceba isso, mas quando faz a segunda aula, já começa a notar”, afirma.

yoga-bauru3

5. ALIVIA O ESTRESSE E MELHORA O CORPO

Segundo a professora, a maioria das pessoas que começa a praticar Yôga é porque está muito ansioso e estressado. Além de fazer bem para a mente, a técnica é muito procurada para melhorar a forma física. “Na verdade, os alunos teriam que buscar, em primeiro lugar, o autoconhecimento. Mas até hoje, uns dois alunos me procuraram por causa disso! (risos) Muita gente vai em busca de fortalecimento muscular, perda de medidas e para acabar com o estresse”, afirma.

6. QUALQUER UM PODE FAZER

Não, você não precisa emagrecer para fazer. Também não tem necessidade de treinar alguma atividade antes de iniciar as aulas de Yôga. Apesar do que muitos pensam, essa técnica pode ser feita por qualquer um, em qualquer idade. “Tenho uma aluna de 78 anos que chegou na minha escola com muita dor e mal conseguia andar. Hoje, ela é um exemplo! Tenho uma outra que tem 40 anos e também sentia muita dor nas costas, nem conseguia olhar para mim. Além disso, era muito tímida e quieta. Agora, além de estar sem dor alguma, ela diz quando não entende um exercício e interage sempre. Mudou a condição física e o emocional. Estou orgulhosa!”, revela. Inspirador, não?

* Serviço

Marina Engler professora de Yôga
Soma Espaço de Educação pelo Movimento
Facebook: www.facebook.com/soma.bauru
Telefone: (14) 99738-3613

yoga-bauru2

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…