pascoa-nutri-topo

Está de dieta e desesperado para comer um ‘chocolatinho’ agora na Páscoa? Pensando na saúde e, também, nas calorias, nossa equipe conversou com Denise Real, nutricionista há nove anos, que algumas dicas de receitas fit para substituir o chocolate e não cair na tentação!

Denise explica que o chocolate é uma preparação que contém cacau, açúcares, manteiga de cacau, leite em pó, leite condensado, cacau em pó, sorbitol, lecitina de soja, edulcorantes e aromatizantes e, por causa de seus ingredientes, é bem calórico e o ideal é ser consumido com cuidado.

“Recomenda-se ingestão com moderação, cerca de 30g diárias de chocolate. Essa porção já irá saciar sua vontade de um docinho e também ajudará a aproveitar seus benefícios, pois são ricos em antioxidantes. Para evitar consumo em excesso, recomendo comprar embalagens pequenas ou individuais. Assim, ele não será o vilão da dieta ou do controle de peso”, afirma.

Ela também diz que a melhor opção é o chocolate amargo que deve ter, pelo menos, 70% de cacau em sua composição. “Quanto mais cacau, mais antioxidantes e menos gorduras”, explica. Já a pior opção é o chocolate branco, que é o que possui menor quantidade de propriedades benéficas à saúde, além de ser rico em gordura saturada.

Para quem quer continuar firme e forte na dieta, lá vão algumas dicas de receitinhas, confira!

Sorvete fit de banana
Ingredientes:
– 4 unidades de banana congelada;
– 1 colher (sopa) de pasta de amendoim 100%;
– 1 colher (sopa) de cacau em pó Fit;

Caramelo
– 2 colheres (sopa) de água de coco
– 1/4 xícara de açúcar de coco;
– 1/2 xícara (chá) de leite de coco;
– Extra de baunilha a gosto;
– 1 pitada de sal;

Modo de preparo:
Corte as bananas em rodelas. Coloque em uma assadeira, leve ao freezer até que endureçam. Transfira para um saco plástico e armazene no freezer. depois, bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador, comece em velocidade baixa, até que adquiram a consistência de sorvete.

Calda de caramelo:
Coloque a água e o açúcar em uma panela pequena, leve ao fogo médio e mexa até ferver. Acrescente os demais ingredientes e continue mexendo até que a mistura engrosse e adquira cor e textura de caramelo.

Mousse de morango (low carb)
Ingredientes:
* 2 colheres (sopa) de queijo cottage;
* 2 colheres (sopa) de whey protein isolado sabor baunilha ou morango;
* 1 pacote de gelatina sabor morango sem açúcar;
* 1 porção de morangos (3 a 4 unidades);
* 200ml de água quente;
* 200ml de gelo.

Modo de preparo:
Dissolva o pacote de gelatina na água quente. Reserve. Junte no liquidificador o whey protein, o cottage, os morangos, o gelo e a gelatina dissolvida em água, e bata por alguns segundos. Coloque a mistura num recipiente (ou em forminhas menores, como quiser) e leve à geladeira até adquirir a consistência de mousse (entre 1 e 2 horas).

Smoothie de banana com maracujá
Ingredientes:
* 2 bananas;
* 1 maracujá;
* granola a gosto;

Modo de preparo:
Corte as bananas em pedaços e congele. Após a banana estar bem congelada (bem dura), coloque no processador ou liquidificador e bata com a polpa do maracujá. Sirva na própria fruta com granola.

Pera com calda de maracujá
Ingredientes:
* 1 pêra Willians;
* 1 maracujá;
* 1 colher de sopa mel;

Modo de preparo:
Retire a casca da pera com cuidado, mantendo o cabinho. Em uma panela, adicione 250ml de água, a polpa do maracujá e a pera. Cozinhe por 25 minutos ou até que consiga espetar com um garfo. Retire e reserve. Adicione à água uma colher de sopa de mel e reduza o caldo.

Brigadeiro de whey
Ingredientes:
* 8 tâmaras secas sem caroço;
* 20g de whey protein sabor chocolate;
* 1/2 colher (chá) de óleo de coco;
* 1/2 colher de chá de cacau sem açúcar;
*1/4 xícara de água, se necessário;

Modo de preparo:
Processar tudo menos a água, que deve ser acrescentada aos poucos e se necessário até ficar uniforme. Fazer as bolinhas e levar à geladeira por uns 5 minutos até firmar.

Não é um vilão!
Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que os médicos possam recomendar até 30g do tipo amargo por dia, como auxiliar no tratamento das doenças cardiovasculares.A nutricionista explica que “o cacau é fonte de flavonoides, principalmente, epicatequinas, substâncias antioxidantes que desempenham papel importante na prevenção da oxidação da LDL colesterol e na inibição de processos inflamatórios no organismo, impedindo o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos”. Mas é importante ficar atento: orém, o chocolate ao leite ou o branco não possuem estas propriedades.

O chocolate branco não utiliza o cacau, somente a manteiga de cacau, açúcar, leite e lecitina. Além disso, são ricos em gorduras saturadas que colaboram para a elevação do peso. Uma porção de 30g contém 170 de calorias. Já no preparo do chocolate ao leite é utilizado cerca de 30% de cacau, leite em pó ou leite condensado e açúcar. Um tablete de 30g de chocolate ao leite fornece 162 calorias.

Denise também indica alguns produtos que podem ser encontrados em mercados e empórios daqui da cidade e também são boas opções para a Páscoa. São eles:
Ovos Fit: zero açúcar, zero glúten, sem lactose, chocolate belga zero, com whey protein e albumina. Pode ser encontrado no sabores beijinho, paçoca e trufa belga.
Bolo de cenoura Low Ganache e Nibs de Cacau: farinha de amêndoas, linhaça, farinha de aveia e adoçante xilitol.
Brownie low carb: com nozes, sem glúten e sem lactose.
Bombons low carb: sem glúten, sem lácteos, com cacau 70%, com xylitol e carmberry.
Ovo low carb: trufados de whey com xylitol e sem glúten.
Chocolate 70% com açúcar de coco, que tem baixo índice glicêmico.
Ovo de alfarroba, para quem tem alergia ao cacau ou ao leite. Não contem glúten.

Consultoria: Denise Real, nutricionista, contato@denisereal.com.br