lahar-bauru1

O Prêmio ABComm de Inovação Digital é promovido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e tem como objetivo de estimular o desenvolvimento do mercado digital no Brasil, reconhecendo as melhores práticas, companhias e profissionais no setor.

Neste ano, a cerimônia de premiação foi último dia 4, em São Paulo e contou com a participação de 450 cases de empresas e profissionais, organizadas em 10 categorias. O mês de março foi aberto a voto popular, recebendo mais de 30 mil votos. No dia do evento as três empresas mais votadas de cada categoria foram premiadas.

Quem estava lá eram os empresários e bauruenses Rodrigo Tucunduva e Rafael Silva, sócios na startup LAHAR (software usado por empresas para descomplicar as atividades de marketing digital). Eles receberam o prêmio da categoria “Melhor Ferramenta de Marketing Digital”.

Nós conversamos com o Rodrigo para saber um pouco mais sobre a LAHAR e sobre o prêmio:

– Como foi receber o prêmio ABComm?
Para nós foi uma grande honra estar no meio de grandes empresas concorrendo de igual para igual em um evento onde é reunido todo ecossistema do comércio eletrônico brasileiro. Foi algo incrível para nossa ainda curta história da LAHAR.

– Qual o trabalho da LAHAR?
A LAHAR é um software que descomplica as atividades de marketing digital das empresas. Por meio da automação de marketing, fornecemos um pacote completo de ferramentas para atrair leads e criar relacionamentos que geram conversões e resultados via internet.

– Atua somente com bauruenses?
Nossa atuação é nacional e internacional (Portugal).

– Nunca se falou tanto em marketing, sobretudo digital, como nos últimos tempos. Como você vê essa transformação da comunicação?
Não é novidade que esse é um caminho sem volta e que o digital já é realidade há bastante tempo. Quase toda semana recebemos o contato de agências tradicionais de todo País que estão buscando se reinventar para atender as demandas digitais, pois o mercado naturalmente está demandando essa frente. O nosso papel com um software de marketing digital é ajudar essas empresas a entender como aproveitar essas oportunidades utilizando nossa ferramenta. É algo bem desafiador pois, para muitos, é algo muito novo.

– E é muito difícil trabalhar com isso em uma cidade do interior?
Não temos esse problema, pois a grande maioria dos nossos clientes são fora da cidade de Bauru. Nosso negócio é via internet então não temos fronteiras que atrapalhem nossa atuação comercial.

– Por que ainda vale a pena investir em Bauru?
Bauru possui um número interessante de universidades, o que facilita bastante na hora de encontrar profissionais interessantes. O custo de montar uma operação no interior é muito inferior aos grandes centros e como nosso modelo de venda não depende disso, não pensamos duas vezes em criar a LAHAR em Bauru.

– Quais os planos para a empresa este ano?
No ano passado, investimos em uma nova versão do software com diferenciais frente a nossa concorrência. Esse ano, o plano é conseguir vender mais, dobrar a nossa empresa de tamanho em número de clientes. Outra frente bem importante é conseguirmos ter a visibilidade no cenário nacional como um dos players do nosso segmento e receber esse prêmio já é parte desse plano.