Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
Social BauruSocial Bauru
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
Reading: Não desgruda das redes sociais? Bauruenses ensinam como desapegar da internet!
Share
Social BauruSocial Bauru
  • Agenda
  • Cinema
  • Onde ir
  • Destaques
Busca
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
  • Sobre
  • Contato
  • Media Kit
Social Bauru | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados | 2024
Social Bauru > Blog > Destaques > Cultura / Comportamento > Não desgruda das redes sociais? Bauruenses ensinam como desapegar da internet!
Cultura / Comportamento

Não desgruda das redes sociais? Bauruenses ensinam como desapegar da internet!

Gabriela Gomes
By Gabriela Gomes
Publicado 10/01/2019
Share
SHARE

Você sabia que o brasileira é uma das sociedades que passar mais horas conectado? Segundo dados do estudo “Global Digital” de 2018, a população do país passa, em média, nove horas do dia navegando na internet.

Índice
  • As redes sociais e a ansiedade
  • Desapego da internet
  • Uso moderado

O Brasil é um dos dois países que supera as três horas e meia de uso diário das redes sociais, sendo que 94,6% dos usuários usam as redes sociais par trocas mensagens por aplicativos de bate-papo.

Ainda que a internet se mostre necessária e traga muitas facilidade para nosso dia-a-dia, ela também possui seu lado negativo.

As redes sociais e a ansiedade

As redes sociais se tornaram, praticamente, uma parte de nós. Estamos conectados no Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas cotidianamente. Com elas, conseguimos resolver compromissos de trabalho, ter e manter relacionamentos , acessar rapidamente informações e até mesmo mobilização sociais.

Contudo, a psicóloga Rosilene Maria Pinto explica que o mau uso desses recursos podem causar alterações de humor, irritabilidade, baixa tolerância  à frustração, impaciência, além de intensificar os níveis de ansiedade

“Atualmente, a dependência de tecnologia é um fenômeno global, e estima-se que cerca de 5% dos jovens que usam as redes sociais possam ter algum problema decorrente desse vício. Em casos mais específicos, pode desencadear transtorno de ansiedade, fobia social, comportamentos de esquiva, déficit de atenção e concentração, problemas na aprendizagem, insônia, dentre outros”, explica a psicóloga.

Outro fenômeno que cresce com as redes sociais é a busca de suprir as necessidades de aprovação e aceitação. Por exemplo, quando postamos uma foto e ficamos na expectativa para que aja o maior número de curtidas e comentários. “E quando isso não acontece conforme o esperado se frustram, se entristecem e algumas pessoas chegam a ficar deprimidas”, conta Rosilene

Além disso, a exposição da privacidade nas redes sociais cresce a níveis de risco, chegando a casos de violência, sequestro e estelionato.

Em outros casos exacerba seu nível de ansiedade, ficam extremamente preocupadas em relação ao que vão pensar sobre a publicação realizada, se irão curtir ou não, se irão fazer comentários, que tipo de comentários irão fazer e assim por diante. Outros se expõem tanto a ponto de comprometer sua própria privacidade e até mesmo colocando em risco a privacidade alheia.

Desapego da internet

Tem pessoas, que só de pensar em ficar um dia longe da internet e das redes sociais já pira. Entretanto, esse desapego, nem que seja por poucas horas pode trazer ótimos benefícios.

Paula Berlim sempre foi muito viciada no Instagram, além de usar por horas o Facebook e Whatsapp. As redes sociais tomavam um enorme tempo de sua vida, e ela se sentia viciada em atualizar o feed.

Por causa disso, a aluna de jornalismo da Unesp de Bauru ficou sem usar as redes sociais por dois meses! Ela percebeu, então, como o Instagram cria um realizada de “felicidade compulsória”, criando a falsa ideia de que todos são feliz o tempo todo.

“Decidi voltar a usar depois que me senti livre de todos os motivos tóxicos que me fizeram afastar deles. Além do mais, hoje uso o Instagram e o Facebook de maneira bem mais consciente. Evito usar o tempo todo, na verdade só dou uma olhada uma ou duas vezes no dia, e evito postar muita foto também. Tinha época em que eu tirava a foto pensando em postar no Insta”, conta.

Uso moderado

Para quem quer fazer igual a Paula e desapegar da internet, a psicóloga Rosilene deixa algumas dicas:

  1. Identificar quais o problemas e dificuldades que está encontrando me utilizar as redes sociais;
  2. Identificar sua meta diante dessa dificuldade e estabelecer um plano efetivo de ação;
  3. Colocando em prática o desapego, avaliar os resultados obtidos e reavaliá-los sempre que necessário;
  4. Identificar os pensamentos sabotadores que provavelmente surgirão, na medida que estiver colocando em prática seu plano de ação e desafiá-los buscando um pensamento alternativo que lhe ajude a atingir sua meta.

A internet está aí para ser usada, mas o uso consciente é mais saudável!

Rabo de gato se apresenta neste domingo (24), no Sesc
Grafiteira de Bauru é uma das três artistas brasileiras selecionadas para festival no Peru
Festival de fotografia começa neste mês com palestras, oficinas e exposições em Bauru
14 anos da Comunidade Apostólica Dupla Honra
Black está de volta e, desta vez, somente para 500 pessoas
TAGS:ansiedadeinternetredes sociais
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print
ByGabriela Gomes
Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livro. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais. Geminiana, jornalista, Unesp, Lufa-Lufa.
Artigo Anterior Esteticista bauruense é única da cidade com tratamentos de resultados imediatos
Próximo artigo Trote solidário em Bauru! Saiba como participar e ajudar o próximo

Posts Recentes

  • Confira as peças que encerram o festival teatral da Cia. Camarim em Bauru
  • Com repertório autoral, Gaby Guima realiza show gratuito no Sesc Bauru
  • Conheça a história de bauruense que mais doou sangue no Hemonúcleo de Bauru
  • Brazuka: Brasil x Marrocos
  • Graal Sem Limites: Brasil x Marrocos
Social BauruSocial Bauru
Follow US

© Social Bauru 2026 | Política de Privacidade | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?