Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
Social BauruSocial Bauru
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
Reading: Coluna Archimedes: Bom senso e solidariedade
Share
Social BauruSocial Bauru
  • Agenda
  • Cinema
  • Onde ir
  • Destaques
Busca
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
  • Sobre
  • Contato
  • Media Kit
Social Bauru | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados | 2024
Social Bauru > Blog > Destaques > Colunistas > Coluna Archimedes: Bom senso e solidariedade
Colunistas

Coluna Archimedes: Bom senso e solidariedade

Archimedes Azevedo Raia Jr
By Archimedes Azevedo Raia Jr
Publicado 02/10/2018
Share
SHARE

O Poder Público, nos três níveis, tem como fundamento precípuo assegurar, segundo a Constituição Feral, dentre outros aspectos, a dignidade da pessoa humana. Deve ser objetivo do Poder Público erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais dos cidadãos brasileiros.

Neste período de campanha política, fica muito evidente que esses objetivos estão ainda muito distantes de serem atingidos. Às vezes, pode-se até não resistir à tentação de pensar que os governantes buscam exatamente o contrário, com o intuito de lucrar com este estado de submissão dos brasileiros mais pobres e marginalizados às esmolas públicas.

Diante desse quadro de desajuste social, têm-se dados estarrecedores de que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um quarto da população, ou 52 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza.

Para minimizar este quadro degradante que milhões de seres humanos são submetidos neste rico país e diante do imobilismo do Poder Público, muitas pessoas, movidas sob as mais plurais motivações e ações, procuram mitigar o sofrimento humano. Existem organizações não governamentais, associações, pastorais das igrejas, empresas, cidadãos etc., que procuram fazer o bem, se dedicando aos menos afortunados, muitas vezes, com grandes esforços para atingir os objetivos, os mais nobres.

Com a graça de Deus, existe uma infinidade de tipos de caridade e benemerência praticados por essa parcela da sociedade engajada neste nobre labor.

Em 2015, famílias e restaurantes da cidade de Galdácano (30 mil habitantes), na Espanha, se uniram para evitar o desperdício de alimentos jogados no lixo e criaram um projeto denominado “refrigerador solidário”. Foi idealizado por Alvaro Saiz, que gerenciava um banco de alimentos para a população carente da sua cidade. A ideia de um refrigerador solidário surgiu na crise econômica, onde as tristes imagens de pessoas procurando alimentos no lixo significavam para ele uma indignidade aviltante. Saiz imaginou que toda aquela comida desperdiçada no dia a dia, principalmente por restaurantes, supermercados, padarias, mercearias etc., poderia saciar a fome de muitos.

Saiz procurou e explicitou a ideia ao prefeito, que aprovou imediatamente um pequeno orçamento de 23 mil reais, para pagar o refrigerador e um estudo inicial de segurança de saúde, como também a eletricidade e a manutenção. O projeto virou um case muito bem sucedido. Afinal, o esforço de um cidadão comum, com o apoio de outras pessoas e de empresários, não poderia ser ignorado.

Esta ideia foi replicada no Brasil com o nome de “geladeira solidária”, um modo criativo para oferecer água e comida para quem precisa. Ela é abastecida diariamente por cidadãos e empresários para minimizar a fome e a sede das pessoas mais carentes, em Sorocaba, Goiânia, Maringá (PR), Tapera (RS), Mossoró (RN), Assis (SP), dentre outras.

Em Bauru, esta experiência exitosa de ato concreto de amor ao próximo foi implantada na Pousada da Esperança 2. Lá se pode acessar e matar a fome através de marmitex disponibilizada por moradora do local. Em sessão da Câmara Municipal, em julho último, foi aprovada uma moção de aplauso ao projeto “por levar solidariedade e amparo aos mais necessitados”.

Solidariedade gera solidariedade, o bem gera o bem. Assim, também uma empresa localizada na região central de Bauru, mais precisamente na quadra 3 da rua Agenor Meira, inovou, além de colocar à disposição das pessoas pobres comida e água, juntou um cabide de roupas e também água e ração para cães e gatos de rua. Sem dúvida alguma, é uma iniciativa das mais louváveis e que merece os aplausos e apoio de toda a nossa Bauru, ainda mais considerando momentos difíceis pelos quais passam os brasileiros, que têm preferido a aridez do embate à altivez da fraternidade.

No entanto, pasmem os leitores, ao invés de “moção de aplausos”, os idealizares deste último projeto foram contemplados com uma “Notificação” da Prefeitura, emitida por um fiscal intempestivo da Seplan, a qual “recebeu uma denúncia de que o projeto estava obstruindo a calçada”!!!! Meu Deus do céu, quanta insensibilidade por parte do poder público!!!!

Não raro, fiscais do poder público, nas diversas esferas de governo, se sentem agasalhados pelas suas atribuições legais e passam a agir como verdadeiros “sheriffes” com o intuito de “manter a ordem” e exibem seus distintivos ou carteiras funcionais, que os fazem sentir muito poderosos: “sou autoridade”! Não se está aqui, em absoluto, tentando relativizar o dever da administração em zelar pelo uso e ocupação do solo municipal. Mas, há casos e casos.

Ajudar a matar a sede e a fome de pessoas e animais de rua “prejudica” a movimentação das pessoas que transitam pela quadra 3 da rua Agenor Meira, certamente com suas barrigas devidamente saciadas, e que precisam desviar destes “empecilhos”. Não poderia o fiscal dialogar, levar o problema para a chefia da Seplan e da Sebes, buscando compatibilizar a solidariedade com a necessidade, sem causar transtornos a terceiros? Mais fácil é mesmo preencher uma notificação a quem é sensível com as necessidades dos pobres e animais abandonados, a quem pratica o bem, a quem é solidário… Justamente o poder público que tem por fundamento constitucional levar a dignidade à pessoa humana, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais.

Diante de um quadro tão dantesco e lamentável, surge alguém com bom senso: o prefeito Clodoaldo Gazzetta que, ato contínuo, mandou cancelar a notificação. Ao menos o alcaide demonstrou sensibilidade política e social, qualidades que faltaram à Seplan. O prefeito não só externou seu apoio como determinou a sua autorização. Há que se louvar a atitude sensível, humana e de bom senso do chefe do executivo. Quem sabe até o município ajude e incentive na implantação de outros projetos semelhantes. Deus seja louvado!

Duas lojas de Bauru se unem para um outlet solidário neste fim de semana em Bauru
Você está fazendo Astroturfing?
Cabeças de Livro: projeto de Bauru incentiva a leitura com muita música e teatro
Você sabia que Bauru tem um coral que atua há 35 anos na cidade?
Siciliano Lounge Bar inaugura com cocktails, alta gastronomia e novidades para a noite de Bauru
TAGS:bauru spcoluna archimedes
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print
ByArchimedes Azevedo Raia Jr
Nasceu em Bauru, cursou Engenharia na FEB e fez o mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes na USP. É professor titular aposentado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos. Foi diretor de trânsito e transportes e presidente da EMDURB. Co-autor de livros como Segurança Viária (Ed. Suprema), Segurança de Tráfego (Ed. São Francisco), Polos Geradores de Viagens (Interciência). Publicou mais de seiscentos artigos em jornais, congressos e periódicos. Recebeu várias honrarias, dentre elas Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Araraquara, Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito e Profissional de Engenharia do Ano de 2019. É diretor de Mobilidade e membro do Conselho Diretor da Assenag-Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru. É escritor e articulista do Jornal da Cidade e professor do curso de Engenharia Civil da FIB.
Artigo Anterior Inauguração do Lar São José Class
Próximo artigo Mostra “Ouça esse filme!” traz cinema gratuito toda terça-feira para Bauru

Posts Recentes

  • 6 anos do Nellito’s
  • Fundo de Quintal realiza show em Bauru na festa Bendito Feijão em agosto
  • Queima de estoque nas lojas da TripBag reúne malas com até 50% de desconto
  • Faça seu roteiro: mapa reúne os 95 estabelecimentos do Circuito Impera
  • Evento gratuito terá oficinas de artesanato, apresentações de dança e comidas de arraial
Social BauruSocial Bauru
Follow US

© Social Bauru 2026 | Política de Privacidade | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?