Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
Social BauruSocial Bauru
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
Reading: Evento que mistura ciência e bar terá segunda edição neste mês em Bauru
Share
Social BauruSocial Bauru
  • Agenda
  • Cinema
  • Onde ir
  • Destaques
Busca
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
  • Sobre
  • Contato
  • Media Kit
Social Bauru | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados | 2024
Social Bauru > Blog > Destaques > Cultura / Comportamento > Evento que mistura ciência e bar terá segunda edição neste mês em Bauru
Cultura / Comportamento

Evento que mistura ciência e bar terá segunda edição neste mês em Bauru

Raphael Bonini
By Raphael Bonini
Publicado 04/11/2022
Share
SHARE

Em uma mesa do bar, um grupo discute como funcionam os 86 bilhões de neurônios no cérebro humano. Parece diferente conversar sobre ciência tomando cerveja, mas, na verdade, é uma cena bem comum. 

Índice
  • Segunda edição em Bauru
  • Especialistas no assunto
  • Programação

E é isso que os neurocientistas Dr. Michael Motskin e o Dr. Praveen Paul, cientistas do Imperial College London, no Reino Unido, queriam mostrar com a criação do ‘Meet the Researchers’, em 2012.

Um ano depois, o evento mudou de nome – para Pint of Science -, mas manteve o objetivo de conectar cientistas com o público em geral fora dos ambientes universitários, principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos. Com o tempo, o evento virou um festival mundial para discutir ciência e divulgar pesquisas científicas.

“Queremos fornecer uma plataforma que permita o público discutir pesquisas com as pessoas que as realizam e nenhum conhecimento prévio sobre o assunto é necessário. Somos uma rede de milhares de voluntários apaixonados por levar descobertas às pessoas”, indica o site do evento.

O Pint of Science chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos. Desde então, o festival já passou por mais de 150 cidades do país.

Segunda edição em Bauru

Em Bauru, famosa por ser cidade universitária e com campus de duas das maiores universidades estaduais, a primeira edição aconteceu em 2019.

Após uma paralisação de dois anos devido à pandemia, o evento volta e terá uma segunda edição em novembro deste ano, com organização de Rebeca Alves, Renata Alves, Marcos ‘Tuca’ Américo, Rodrigo Oliveira e Juarez Xavier. Para eles, a ciência precisa ampliar o alcance, mostrando a importância no dia a dia.

“Bauru é uma cidade com muitas universidades, muita ciência sendo produzida e a gente acha que é importante que essa ciência chegue até a população. Melhor ainda se chegar de forma leve, descontraída! Quando vim para a faculdade, fiquei encantada e quero que todo mundo possa se encantar também com o que é entender e produzir ciência no Brasil”, diz Rebeca.

Especialistas no assunto

A edição de 2022 em Bauru acontece nos dias 8 e 9 de novembro, das 19h30 às 21h, nos bares Planet Beer & Food e Nova Opção. A entrada é gratuita, mas a consumação do bar fica por conta do visitante.

Os cinco palestrantes convidados são professores e pesquisadores nos temas saúde e meio ambiente; divulgação científica; maternidade; e esporte, mídia e comunicação. A proposta é que eles apresentem os assuntos de forma simples e acessível, facilitando a conexão com o público.

“No dia, a dinâmica é bem espontânea: a maioria dos palestrantes gosta de interagir, responder perguntas, e também trazem imagens e vídeos de apoio. Qualquer um que chegar no bar pode participar. Vamos contar com palestrantes da UNESP daqui de Bauru, da USP e da UNESP de São Paulo para tirar as dúvidas de todo mundo”, comenta Rebeca.

Programação

  • 8/11, às 19h30 – Planet Beer & Food, na Av. Getúlio Vargas, 10.

Tema: Saúde e meio ambiente – diagnosticando o viver em grandes metrópoles

Palestrante: Paulo Hilario Nascimento Saldiva – Professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP

  • 8/11, às 19h30 – Nova Opção Restaurante & Chopperia, na Av. Orlando Ranieri, 1015.

Tema: Um físico no mundo das fantasias: como combater o negacionismo?

Palestrante: Marcelo Yamashita – Assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP, professor do Instituto de Física Teórica da UNESP

  • 9/11, às 19h30 – Nova Opção Restaurante & Chopperia, na Av. Orlando Ranieri, 1015.

Tema: Maternidade e vida acadêmica a partir de Elena Ferrante

Palestrante: Angélica Pall Oriani – Professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Unisagrado e mãe do Caetano

  • 9/11, às 19h30 –  – Planet Beer & Food, na Av. Getúlio Vargas, 10.

Tema: Esporte, mídia e comunicação

Palestrantes: Marcos ‘Tuca’ Américo – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da UNESP. José Carlos Marques – Professor associado do Departamento de Ciências Humanas da UNESP e do Programa de Pós-graduação em Comunicação.

Serviço
Pint of Science em Bauru
Endereços: Planet Beer & Food – Av. Getúlio Vargas, 10, Jardim Europa. Nova Opção Restaurante & Chopperia – Av. Orlando Ranieri, 1015, Parque Res. das Camélias.
Data: 8 e 9 de novembro
Entrada: Gratuita
Instagram: @pintofsciencebr
Facebook: /pintofscienceBR 

Longa com Kéfera Buchmann estreia nos cinemas bauruenses
Artista bauruense abre exposição “Brasil” em centro cultural neste sábado (11)
Nutricionista de Bauru ensina receitas para você aderir à campanha “Segunda sem Carne”
Ovo caseiro X ovo industrializado: qual é o melhor para a Páscoa dos bauruenses?
Programado para novembro, Semana do Hip Hop de Bauru abre inscrições para artistas
TAGS:ciênciacientistaeducaçãopint of scienceuniversidade
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print
ByRaphael Bonini
Formado em jornalismo e design, entrou na área para falar sobre cultura e esportes, embora ame escrever sobre tudo. Adora séries, filmes, livros, músicas e artes gráficas
Artigo Anterior A @oticanovavisaobauru comemora 10 anos em Bauru!
Próximo artigo Lider Laser é especializada em gravação e corte a laser

Posts Recentes

  • Outlet das Marcas em Bauru tem descontos de até 70% nos dias 21 e 22 de julho
  • Grifo Café participa da categoria ‘Sobremesa’ do Circuito Impera
  • Ateliê de pintura em cerâmica inaugura em Bauru com agenda aberta
  • 6 anos do Nellito’s
  • Fundo de Quintal realiza show em Bauru na festa Bendito Feijão em agosto
Social BauruSocial Bauru
Follow US

© Social Bauru 2026 | Política de Privacidade | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?