Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
Social BauruSocial Bauru
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
Reading: Precisamos falar sobre amor; precisamos falar sobre adoção
Share
Social BauruSocial Bauru
  • Agenda
  • Cinema
  • Onde ir
  • Destaques
Busca
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
  • Sobre
  • Contato
  • Media Kit
Social Bauru | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados | 2024
Social Bauru > Blog > Destaques > Cultura / Comportamento > Precisamos falar sobre amor; precisamos falar sobre adoção
Cultura / Comportamento

Precisamos falar sobre amor; precisamos falar sobre adoção

Amanda Araújo
By Amanda Araújo
Publicado 15/08/2016
Share
SHARE

dia-pais-2016-topo

“Será que vamos amar como um filho biológico?”. “Será que ele irá se acostumar?”. “Será que ele vai sofrer preconceito?”.

Muitas perguntas vêm acompanhadas da palavra adoção. Mas é uma certeza que faz a família seguir em frente: adoção é a multiplicação do amor.

E é exatamente este sentimento que está presente na família de Edson Junior há cerca de 15 dias, quando o seu filho chegou, pela primeira vez, no novo lar.

Casado há sete maravilhosos anos – como ele faz questão de frisar – Edson e sua esposa sempre tiveram o sonho de adotar, mesmo podendo ter filhos biológicos. Claro que, mesmo com o sonho, o casal teve muitas dúvidas, desde os documentos que deveriam providenciar, qual seria o tempo para o processo de adoção, se seriam capazes de amar uma criança como filho mesmo não gerado biologicamente… Porém, a tranquilidade veio com o auxílio de Sérgio, um amigo da família que indicou o trabalho de Jociara Araújo, da Associação Flor de Liz. “Acabamos tirando não apenas essas dúvidas como outras muito mais importantes. Através desta conversa, percebemos que independente de ser biológico ou adotado, um filho irá trazer tanto alegrias como decepções e o importante será a forma como a família irá lidar com isso”.

Por se tratar de uma adoção de criança com idade mais avançada (adoção tardia), a família enfrentou um processo muito rápido. “Inclusive, queríamos até parabenizar todos os envolvidos no processo, pela agilidade e por toda a orientação que tivemos. O curso para adotantes também nos auxiliou muito, esclarecendo várias dúvidas”.

Mesmo com alguns comentários infelizes que ouviram como ‘a criança é mais velha e pode vir com vícios’ ou ‘que a adoção iria diminuir a ansiedade de uma gravidez’, desistir nunca esteve nos planos do casal. “Na nossa vida, sempre passamos por dificuldades e, são estes momentos que nos fortalecem, nos ensinam e nos ajudam a seguir em frente. Pensamos muito bem antes de tomar a decisão e assim que decidimos, nos comprometemos a enfrentar tudo o que viesse contra, independente do que fosse. Acreditamos que após dado o primeiro passo, não se pode voltar atrás, da mesma forma como ocorre em uma gravidez”.

E eles estavam certos. Não seria fácil, assim como a criação de qualquer filho, mas iria valer a pena ver a família maior e mais feliz. “Estou sentindo uma felicidade que nunca havia sentido, mesmo com a preocupação de não saber se corresponderia a expectativa dele como pai, se saberia educá-lo corretamente e se financeiramente conseguiria dar o que ele precisava. Porém, com a vivencia, mesmo não sendo muito longa, vejo que estamos nos saindo muito bem.”

E esse é só o começo…

Sobre a Associação Flor de Liz
A família de Edson recebeu o auxílio dos representantes da Flor de Liz; Associação Civil, Cultural e de Assistência Social, sem fins econômicos, fundada em 2013. O projeto aconteceu a partir da vontade de cidadãos conscientes de sua responsabilidade social e que estavam dispostos a colaborar no apoio a convivência familiar de crianças e adolescentes de Bauru e região.

A proposta busca a construção de uma nova realidade para as crianças e adolescentes, garantindo que suas famílias possam os acolher e que, para os casos em que isto não é possível na família de origem, crianças e adolescentes não vejam seu direito à vida em família impossibilitado pelo preconceito e a desinformação.

Para conhecer melhor, acesse: www.facebook.com/associacaoregionalflordeliz

MasterMind Bauru promove o workshop “Habilidades e atitudes para obter sucesso”
Vinhos: podcast Estação 3 bate um papo com experts sobre a bebida
Dezembro vermelho: tudo o que os bauruenses precisam conhecer sobre a AIDS
Bauruenses contam os bastidores da profissão de garçom
⁠Inauguração da Linnùr Clínica Saúde & Bem-Estar⁠
TAGS:adocao bauruadotivo bauruassociacao bauruBaurubauruensecampanha baurugrupo bauruinstituição bauruprojeto bauru
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print
ByAmanda Araújo
Formada em Jornalismo e pós-graduanda em Antropologia, já trabalhou no Jornal da Cidade, atuou com comunicação digital na MStech e como redatora na Editora Alto Astral
Artigo Anterior Faculdade de Bauru convida população a colaborar com campanha
Próximo artigo “Fórum de Debates Sobre Políticas Públicas Para Mulheres” acontece nesta segunda-feira (15)

Posts Recentes

  • 1° Samba e Viola terá Blá Blá e Lucas Akira & Fábio em palco 360 neste sábado (25)
  • Outlet das Marcas em Bauru tem descontos de até 70% nos dias 21 e 22 de julho
  • Grifo Café participa da categoria ‘Sobremesa’ do Circuito Impera
  • Ateliê de pintura em cerâmica inaugura em Bauru com agenda aberta
  • 6 anos do Nellito’s
Social BauruSocial Bauru
Follow US

© Social Bauru 2026 | Política de Privacidade | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?