Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
Social BauruSocial Bauru
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
Reading: Museu itinerante da Língua Portuguesa começa hoje (17) e traz novidades exclusivas
Share
Social BauruSocial Bauru
  • Agenda
  • Cinema
  • Onde ir
  • Destaques
Busca
  • HOME
  • AGENDA
  • CINEMA
  • ONDE IR
    • Listas
    • Bares / Restaurantes
    • Shows / Eventos
    • Teatros / Exposições
    • Lanchonetes / Burgers
    • Pizzarias / Massas
    • Cafeterias / Docerias
    • Gelaterias / Sorveterias
    • Parques / Feiras
    • Turismo
  • DESTAQUES
    • Bisbilhotando Bauru
    • Bauru na Rota
    • Bauru à Mão
    • Colunistas
    • Cultura / Comportamento
    • Moda / Beleza
    • Empórios / Mercados
    • Veículos
    • Casa / Arquitetura
    • Educação
    • Negócios / Tecnologia
    • Saúde / Esportes
    • Pets
    • Infantil
  • ANUNCIE
  • Sobre
  • Contato
  • Media Kit
Social Bauru | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados | 2024
Social Bauru > Blog > Geral > Museu itinerante da Língua Portuguesa começa hoje (17) e traz novidades exclusivas
Geral

Museu itinerante da Língua Portuguesa começa hoje (17) e traz novidades exclusivas

Gabriela Gomes
By Gabriela Gomes
Publicado 17/09/2018
Share
SHARE

Chega a Bauru, nesta segunda (17), a mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa, uma experiência cultural essencial para os amantes da língua portuguesa!

A exposição terá entrada gratuita e ficará pela cidade até o dia 13 de outubro no Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”. A realização é do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, Museu da Língua Portuguesa, Sistema de Museus de São Paulo e Arquiprom.

A exposição conta também com o apoio da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Pelo estado adentro

A exposição do Museu da Língua Portuguesa já passou seis cidades do estado de São Paulo, atingindo a marca de mais de 47 mil visitantes nas primeiras paradas. Agora em Bauru, a mostra itinerante apresenta acervos do museu.

“A exposição tem levado a experiência do Museu para um público cada vez maior no estado de São Paulo. Todos estão convidados a prestigiar a história do nosso maior patrimônio: o idioma”, declara o Secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello.

O que o público encontrará

Na mostra, o público poderá entrar em contato com painéis que apresentam uma prévia do conteúdo, além do segmento “O que nos une” e do espaço “Mundo Lusófono”, que são exclusivos da exposição itinerante.

A mostra também conta com acessibilidade: o Mapa do Mundo possui informações sobre os países que falam português em braille; os vídeos Culinária e Dança, a Linha do Tempo e os Falares Paulistas possuem recursos de leitura em libras.

“Tecnologia, interatividade, som, imagem e acessibilidade. Quem visita a exposição utiliza todos estes recursos para embarcar na história da língua portuguesa”, explica o arquiteto e sócio da Arquiprom, Fernando Arouca.

Museu surge das cinzas

Em dez anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, recebeu cerca de quatro milhões de visitantes (319 mil destes em ações educativas).

É o primeiro do mundo dedicado exclusivamente a um idioma, e trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Com uma narrativa audiovisual e ambientes imersivos, permitiu aos visitantes descobrir novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.

O Museu foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. A obra está dividida em três etapas: o restauro das fachadas (concluída) e da reconstrução da cobertura do edifício (concluída), o restauro dos pátios e torreões, a obra do interior do prédio. Por último, terá início a instalação da museografia. A previsão de reabertura é 2019.

A exposição em Bauru

A exposição gratuita, que será aberta para o público no dia 17 de setembro, ficará em cartaz até 13 de outubro, de segunda, terça, quarta e sexta, das 8h30 às 18h, quinta, das 8h30 às 21h e sábados, das 14h às 20h.

A Estação da Língua Portuguesa também receberá grupos e escolas para visitas monitoradas. Para agendar, basta entrar em contato de segunda a sexta, das 9h às 17h30, pelo telefone: (14) 3232-1552.

Serviço
Estação da Língua Portuguesa em Bauru

Data: de 17 de setembro a 13 de outubro
Horário: segunda, terça, quarta e sexta, das 8h30 às 18h / quinta, das 8h30 às 21h / sábado, das 14h às 20h
Local: Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”/ Avenida Nações Unidas, 8-9
Entrada gratuita

Música eletrônica e performance divertida: The Heroes faz show pela 1ª vez em Bauru
Deck 66 é atração do Social Bauru Festival, evento vai acontecer dia 31 de julho no Sin Tae
O L’Atelier Sucré está participando do Prêmio Impera com a sobremesa “Le Soleil”
Boliche reinaugura em Bauru como entretenimento que agrada desde crianças até idosos
Vai casar em 2019? Profissionais de Bauru comentam o que será tendência no próximo ano!
TAGS:Baurumuseu itinerante baurumuseu língua portuguesa
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print
ByGabriela Gomes
Uma menina com a cabeça nas nuvens e os olhos em uma página de livro. Odeia matemática, mas encontra na leitura a equação que completa sua vida. Ama boybands e séries sobrenaturais. Geminiana, jornalista, Unesp, Lufa-Lufa.
Artigo Anterior Zé Castanha III
Próximo artigo USC promove aulão grátis de preparação para o Enem

Posts Recentes

  • Empresa Aumentada da Hack Sales Performance
  • Confira os diferentes itens disponíveis na nova unidade da Lojas G em Bauru
  • Cursinho gratuito voltado para ETEC, SENAI e CTI abre inscrições em Bauru
  • Celebra Bauru: confira a programação de shows e atrações dos quatro dias de festa
  • 1° Samba e Viola terá Blá Blá e Lucas Akira & Fábio em palco 360 neste sábado (25)
Social BauruSocial Bauru
Follow US

© Social Bauru 2026 | Política de Privacidade | Gálata Tecnologia® Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?