
Karina Valentin, professora de dança do ventre, já visitou o Egito duas vezes. Na primeira viagem, em 2008, Karina ficou 12 dias e na segunda vez, que aconteceu em 2012, Karina permaneceu lá durante 11 dias. “O Egito me encanta desde menina pela sua história milenar, seus mistérios e sua mitologia. Agora, fico mais encantada, principalmente, por ser o berço da Dança do Ventre, que pratico há 16 anos. Hoje consigo conciliar turismo, com aprendizado e dança. É uma oportunidade valiosa para mim e se pudesse iria todo ano!”, afirma. Apesar de a viagem durar até 20 horas, a professora afirma que cada minuto vale a pena, já que o Egito é praticamente um museu a céu aberto.
O que fazer no Egito
Karina conta que sua programação turística foi bem intensa e quando tinha alguma folga, ia direto para o Khan el Khalili, um verdadeiro mercado-labirinto onde se pode adquirir produtos tipicamente egípcios. “Também visitamos a parte antiga do Cairo, a Cidadela de Saladino, uma pequena cidade fortificada, da época medieval, na qual está a mesquita de Mohamed Ali, também conhecida como ‘mesquita de alabastro’. Tivemos oportunidade de ver como os papiros são feitos, assim como visitar uma fábrica de essências e perfumes e aprender tapeçaria”, relembra.
Mas para a professora, um dos pontos altos da viagem foi conhecer Museu do Cairo (Museu Egípcio). Localizado na praça Tahir, o museu reúne em um único espaço, centenas de milhares de antiguidades do Egito Antigo. Karina destaca o Tesouro de Tutankhamon, um dos poucos totalmente preservados, já que muitas tumbas dos faraós foram saqueadas e seus tesouros pilhados. “A sala das múmias reais também merece ser visitada. O grau de preservação das múmias é fantástico, inacreditável mesmo. Ficar frente a frente a Ramsés II, um dos mais extraordinários faraós do Egito, é contemplar a História a poucos centímetros de distância”, diz.

Além do Museu do Cairo, um dos momentos mais esperados para quem visita o Egito é conhecer as pirâmides de Gizé, considerada uma das sete maravilhas do mundo. “Se você tem uma visão romântica sobre este lugar – como eu tinha e me assombrei! (risos), saiba que estão localizadas numa região totalmente urbanizada do Cairo. Se você espera um local calmo, contemplativo, propício a reflexões esotéricas e afins, se surpreenderá com a quantidade de pessoas, vendedores, barraquinhas e toda sorte de gente pedindo dinheiro e oferecendo produtos. E, infelizmente, a pobreza é visível por todo lugar. Mas esta movimentação toda não tira a imponência, a importância e o assombro diante destas construções monumentais”, conta.
Karina diz que o complexo todo é formado pelas pirâmides de Queóps, Quéfren e Miquerinos, além da famosa e impressionante Esfinge. Há ainda cemitérios e pequenos templos, entre outras estruturas secundárias. “Recomendo que se estude a história do Egito para aproveitar melhor cada momento do passeio e também indico assistir ao Show de Luzes, que acontece à noite, durante o qual a história da construção das pirâmides é projetada nas próprias construções.”, aconselha.
Quem quer continuar contemplando os monumentos antigos, não deve deixar de fazer o passeio à cidade de Luxor para visitar os Templos de Luxor, Karnak e o Vale do Reis, onde estão as tumbas de dezenas de faraós.
Outro ponto alto da viagem é o jantar no cruzeiro pelo Rio Nilo. “A bordo de um navio, navegamos pelas águas tranquilas do Nilo, e ao final do jantar, assistimos a um show de Dança do Ventre com música ao vivo. Quem tiver coragem, pode até levantar para dançar! E modéstia à parte, neste momento, as brasileiras dão um verdadeiro show! Diversão na certa!”, diz.

Dica de quem entende do assunto!
*Leia e estude sobre o Antigo Egito para ter a dimensão exata da importância de cada local que for visitar;
*Aprenda a negociar durante qualquer compra que for fazer no Egito. O valor final será absurdamente mais barato do que o primeiro preço apresentado;
*Prefira táxis indicados pelos hotéis e negocie o valor antes de entrar no carro, já que não há taxímetro no Egito. Então, prepare-se para enfrentar um trânsito caótico, mas procure ver tudo com bom humor para não estragar sua viagem! Se você fica irritado num congestionamento de São Paulo, irá se surpreender com motos carregando famílias inteiras sem capacete, ciclistas equilibrando bandejas de 1 metro lotadas com pães, pessoas na contramão, semáforos que só servem de enfeite… uma verdadeira Babel! Você voltará para o congestionamento sentido que está num parque florido e tranquilo depois desta experiência! (risos)
*Escolha com muito cuidado o que comer e beber. Nem tudo é preparado e armazenado com higiene e cuidado. Se puder, já no primeiro dia, compre um medicamento fitoterápico chamado “Antinal”, que ajuda a prevenir e tratar possíveis desconfortos gastrointestinais.
*Para as mulheres: evitem usar roupas justas ou muito decotadas. Procure usar batas ou camisetas que cubram o quadril e não evidenciem as curvas.
Vale a pena?
“Sim, com certeza! Realizei um sonho de criança. Estar dentro da História é algo incrível. Pretendo voltar e inclusive ficar mais tempo, pois foi uma experiência riquíssima para mim em todos os sentidos. No âmbito profissional, tive a oportunidade de aprender com grandes mestres e representar o Brasil no Campeonato Mundial de Dança do Ventre, conquistando a medalha de Bronze em 2008, e em 2012, levar outro grupo de alunas e amigas novamente. Portanto, quero voltar!”


















